01 março 2018

A Paixão de Joana d'Arc



A Paixão de Joana d'Arc, filme mudo de longa metragem rodado em França e datado de 1928, do realizador dinamarquês Carl Theodor Dreyer (1889–1968). A principal protagonista é Renée Jeanne Falconetti, também chamada Maria Falconetti (1892–1946)

Este é considerado um dos melhores filmes de sempre e o seu autor, o dinamarquês Carl Dreyer, um dos maiores realizadores de sempre. A principal protagonista deste filme, a atriz francesa Renée Jeanne Falconetti, também chamada Maria Falconetti, que interpreta o papel de Joana d'Arc, apresenta aqui um desempenho igualmente extraordinário, pelo que também pode ser considerada uma das melhores atrizes de cinema de sempre.

Datado de 1928, o filme A Paixão de Joana d'Arc foi rodado em França e ainda é mudo, apesar de já terem começado a surgir os primeiros filmes sonoros nesse tempo, porque o orçamento disponível era muito escasso. Sendo mudo, este filme está legendado originalmente em francês. A versão que aqui se mostra apresenta igualmente uma tradução em inglês.

Tendo este filme uma grande abundância de close-ups, quis Carl Dreyer que os atores se apresentassem sem qualquer espécie de maquilhagem, o que, aliado ao grande contraste entre claros e escuros da fotografia, que também é propositado, empresta uma grande carga expressiva aos rostos. O que é curioso é que estes rostos parecem quase todos saídos diretamente dos Painéis de São Vicente, a obra-prima do pintor português quatrocentista Nuno Gonçalves!

Enfim, este é um filme a ver sem falta.

Comentários: 0

Enviar um comentário