14 outubro 2018

António Nogueira


Descida da Cruz, 1564, óleo sobre madeira de António Nogueira (?–1575), Museu Rainha D. Leonor, Beja, Portugal

António Nogueira foi um pintor maneirista português, sobre o qual não se sabe onde e quando nasceu. Sabe-se apenas que exerceu quase toda a sua atividade na segunda metade do séc. XVI, em Évora, e faleceu na mesma cidade no ano de 1575.

A corrente artística do Maneirismo, ao contrário da do Renascimento que a precedeu, não buscava a perfeição nem a beleza ideal, antes as sacrificava em favor de uma maior expressividade. Os artistas maneiristas não hesitavam em distorcer o objeto da sua arte, desde que com isso conseguissem obter um maior efeito dramático. A sua arte não era feita para agradar, mas sim para impressionar. É o caso do painel acima reproduzido, que está muito longe de ser "perfeito", mas que é um excelente exemplar de arte maneirista. Socorro-me das palavras de Joaquim Oliveira Caetano, que sobre ele escreveu:

(...)nos painéis de Beja, nomeadamente no Descimento da Cruz, (...) Nogueira mostra uma pintura bastante evoluída, dentro dos padrões maneiristas, com uma composição esvaziada de profundidade, uma tensão enorme no jogo das figuras e uma composição agitada entre volutas de panejamentos e de poses que se desenvolvem sobre a triangulação das escadas suportadas pela Cruz.

Comentários: 0

Enviar um comentário