01 agosto 2019

Fados humorísticos (e também ié-ié)


O Parentesco, por Neca Rafael

Fingi que Morri, por Neca Rafael

Chunga Chunga, por Hermínia Silva

Orquestra Barulheira, por Neca Rafael

Ó Tempo, Faz Marcha-Atrás, por Adelina Silva e Neca Rafael

Comentários: 8

Blogger adelinoferreira escreveu...

O tempo dá-nos saberes que quando novos não podemos imaginar.
Conheci o Neca Rafael e assisti umas 2 ou 3 vezes a espectáculos em colectividades populares em que participou;julgo também que o cheguei a ver actuar num circo em Pereiró. Tinha uma tasca na Afurada onde cheguei a "matar a fome" após uma tarde de pesca(desportiva)
Obrigado pelo partilha.
Foi bom andar para trás com a manivela e ver qualidades que não senti quando tão perto estive dele.


Há muito que por aqui passo todos os dias; hoje foi assim

01 agosto, 2019 16:50  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado, meu caro adelinoferreira, pela sua passagem assídua por este modesto espaço, do que eu não tinha a menor suspeita. Fico muito honrado por isso!

Quanto ao Neca Rafael e às suas qualidades, estou totalmente de acordo consigo. O tempo é um grande mestre. Nunca o vi ao vivo, mas dou-lhe agora um valor que antes não dava.

Sempre ouvi dizer que o Neca Rafael tinha um talho na Afurada e não uma tasca. Até pensei: «Que raio de ideia ele teve, de vender carne em terra de pescadores! Não deve fazer muito negócio». Afinal ele tinha uma tasca? Assim está bem. Não deviam faltar-lhe clientes.

Um abraço

02 agosto, 2019 03:50  
Blogger adelinoferreira escreveu...

Fernando Ribeiro, porque falou em talho resolvi ir ao google e ao que parece há lá o dito talho. A designação que utilizei de tasca não está correta, pois deveria ter dito Adega Neca Rafael e assim a relação com o fado seria evidente


02 agosto, 2019 16:37  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

adelinoferreira, afinal ele tinha um talho. Não me enganaram. Porque terá sido que ele abriu um talho na Afurada? Os pescadores comem sobretudo peixe (acho eu) e naquele tempo eles eram extraordinariamente pobres. Não tinham dinheiro para comprar ossos, quanto mais carne.

Um abraço

03 agosto, 2019 03:25  
Blogger adelinoferreira escreveu...

O que eu já fiz para que houvesse no passado longínquo uma Adega Neca Rafael na Afurada; descrito em papel ocuparia uma folha A4.
Depois de várias chamadas telefônicas, falando com desconhecidos que uma vez desligavam o telefone outras eram demasiado novos para responderem ao que eu pretendia fico com a sensação que estou errado
Pelos vistos vi um talho entrei na tasca e a minha memória reteve o nome do talho.
Ainda agora me custa a aceitar mas, parece ser a realidade.
Um abraço e desculpas sentidas

05 agosto, 2019 19:59  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro adelinoferreira, não tem nada por que pedir desculpas. Ora essa! Foi um grande prazer trocar impressões consigo, pode crer. Volte sempre.

Um abraço

06 agosto, 2019 17:28  
Blogger Retwingo escreveu...

Boa tarde. Alguém me sabe dizer se a filha do Neca Rafael, a Dina, ainda é viva?

11 novembro, 2019 13:47  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro/a Retwingo,

Não lhe sei responder, pois desconheço por completo a vida familiar de Neca Rafael e descendentes. A sua pergunta aqui fica, porém, para que alguém que souber lhe possa dar uma resposta.

As melhores saudações

13 novembro, 2019 17:55  

Enviar um comentário