26 setembro 2019

A Companhia de Dança Contemporânea de Angola vem à Holanda e a Portugal


(Fotos de Rui Tavares)

Rigor, exigência, profissionalismo, contemporaneidade, africanidade. Estas são algumas das palavras que podem caracterizar a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, uma companhia de bailado contemporâneo que Ana Clara Guerra Marques fundou e de que é diretora artística e coreógrafa. Com a fundadora, estão na CDC Angola Nuno Guimarães, Rui Tavares, Jorge António e um corpo de baile da mais alta qualidade e cujos elementos se vão sucedendo e rendendo ao longo do tempo.

No próximo mês de outubro de 2019, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola realiza uma digressão pela Europa, mais concretamente pela Holanda (Amesterdão) e Portugal (Almada, Faro, Montemor-o-Novo, Vila Nova de Gaia, Ponte de Lima e Coimbra). Em todas estas localidades será exibida a peça O Monstro Está em Cena, com exceção de Vila Nova de Gaia, onde a peça a apresentar se chama Mysterium Coniunctionis.

Há poucos anos, tive a grata oportunidade de assistir a um espetáculo desta companhia no Teatro Nacional de S. João, no Porto, chamado Paisagens Propícias, e fiquei fascinado com o que vi e ouvi. Troquei pessoalmente algumas impressões com a diretora artística e fiquei muito bem impressionado. Aliás, já a "conhecia" da Internet, através de um blog que ela manteve durante alguns anos, mas que já não publica mais. Enquanto eu trocava impressões com Ana Clara Guerra Marques, verifiquei que alguns antigos bailarinos da companhia, que entretanto tinham seguido outros rumos em palcos europeus, vieram propositadamente de Barcelona ao Porto para poderem estar uns momentos com ela.

Aqui fica, pois, a minha recomendação: assistir, se possível, a um espetáculo da CDC Angola nesta sua próxima digressão. Estou convencido de que ninguém se vai arrepender.








Comentários: 2

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Obrigado por este post bastnate elucidativa sobre este grupo e sobre a expressão da dança em Angola !

26 setembro, 2019 23:05  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

De nada! Aqui vão algumas passagens de um filme sobre a CDC Angola onde, entre outras coisas, se demonstra que é possível dançar numa cadeira de rodas: https://www.youtube.com/watch?v=0D4QiVvRk54. Julgo saber que o bailarino paraplégico se chama Samuel Curti.

01 outubro, 2019 01:22  

Enviar um comentário