19 fevereiro 2020

Igreja de Santo António, Lagos


Fachada principal da igreja de Santo António, Lagos (Foto: Robber Esq)

Situada no centro histórico da cidade de Lagos, no Algarve, a igreja de Santo António está classificada como monumento nacional. Em estilo barroco, esta pequena igreja do séc. XVIII não é muito vistosa exteriormente, mas o seu interior é verdadeiramente digno de apreciação.

É verdade que a sua fachada está muito longe de ser feia, mas apresenta-se bastante lisa, em nada fazendo adivinhar o seu exuberante interior. Interior este que nos deixa de queixo caído de espanto, sobretudo por causa da sua riquíssima talha dourada, dos seus azulejos e do seu teto.

A talha dourada desta igreja é de uma exuberância ornamental verdadeiramente impressionante. Não há nela praticamente nenhuma superfície lisa. Tudo está preenchido com a decoração própria do estilo barroco, isto é, com anjos e anjinhos (papudos e não papudos), com santos e santinhos, com parras e cachos de uvas, com volutas e revolutas, com torcidos e retorcidos, com voltas e revoltas, com atlantes e cariátides, enfim, com todos os recursos de que o barroco dispunha para nos "encher o olho". Mesmo eu, que não sou grande apreciador dos excessos do decorativismo barroco, tive que me render perante a exuberância, tão grande e com tanta qualidade, da talha dourada da igreja de Santo António de Lagos.


Capela-mor da igreja de Santo António, Lagos (Foto: Lacobrigo)

Aonde a talha não chega, estão painéis de azulejos azuis e brancos, com os motivos decorativos característicos da época.

O notável teto da igreja, por seu lado, dá-nos uma impressão, muito bem conseguida, de que é muito mais alto do que é na realidade. Culmina com o escudo real bem lá no alto, parecendo estar muitos e muitos metros acima das nossas cabeças. A ilusão é perfeita.

Falta acrescentar que não se deve deixar de visitar o museu anexo à igreja, que é o Museu Municipal Dr. José Formosinho, o qual contém um magnífico acervo arqueológico, assim como de arte popular, que é característica desta cidade de Lagos e desta província portuguesa única e diferenciada que é o Algarve.


Teto, em trompe-l'œil, da nave da igreja de Santo António, Lagos (Foto: Joan Costa)

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

É, efectivamente, lindíssima, essa igreja que nunca cheguei a visitar.
Simplesmente espantoso, esse tecto em "trompe l`oeil".

Abraço

19 fevereiro, 2020 09:31  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Há pelo menos duas igrejas barrocas no Algarve que merecem ser visitadas. Uma delas é esta, em Lagos, e a outra é a igreja de S. Lourenço, em Almancil, de que tratei há cerca de dez anos: http://amateriadotempo.blogspot.com/2010/06/o-esplendor-do-barroco-no-algarve.html.

21 fevereiro, 2020 02:18  

Enviar um comentário