20 julho 2020

Música geladinha


Longyearbyen, na ilha de Spitzbergen, arquipélago de Svalbard, Noruega, de onde é transmitida a Arctic Outpost Radio (Foto: HylgeriaK)

Recentemente, tornou-se viral nas redes sociais a descoberta online, feita por Nuno Markl, daquela que deverá ser a estação de rádio mais setentrional do mundo. Chama-se Arctic Outpost Radio e localiza-se na ilha de Spitzbergen, em Svalbard, que é um arquipélago norueguês situado em pleno Oceano Ártico, mais ou menos a meio caminho entre o extremo norte da Lapónia e o Polo Norte. Além de estar presente online durante 24 horas por dia, a Arctic Outpost Radio transmite em ondas médias em 1270 kHz, a partir dos seus estúdios em Longyearbyen, a capital do arquipélago.

A Arctic Outpost Radio transmite unicamente música antiga, de entre os anos 1902 e 1958. E que música! Quase me atrevo a dizer que não há outra rádio no mundo que nos dê uma tão grande música. A Arctic Outpost Radio, de Svalbard, é uma rádio para ouvir e voltar a ouvir, vezes sem conta. O seu site tem o seguinte endereço:

https://www.aor.am/.



Base Esperança, na Antártida Argentina, de onde é transmitida a Radio Nacional Arcángel San Gabriel (Foto: Andrew Shiva)

No outro extremo do planeta fica a estação de rádio LRA36, Radio Nacional Arcángel San Gabriel, que emite a partir da base Esperança, na Antártida Argentina. A LRA36 é a rádio mais meridional do mundo. Transmite em ondas curtas na frequência de 15476 kHz, o que faz dela uma das rádios mais procuradas pelos entusiastas das ondas curtas. Teoricamente, pelo menos, poderá ser possível em Portugal sacar do "éter" os seus tangos, ainda que em muito más condições, por certo, mesmo com um bom aparelho de rádio, uma excelente antena e uma distância considerável de qualquer fonte de interferência.

A LRA36 tem uma programação própria, feita lá mesmo, na base Esperança, durante um ou dois pares de horas por dia apenas. É durante este período de tempo que emite em ondas curtas. De resto, está presente online durante 24 horas por dia. Quando não transmite a sua programação própria, a LRA36 dá-nos uma emissão proveniente de Buenos Aires ou de alguma outra cidade argentina.

Para escutarmos a LRA36, Radio Nacional Arcángel San Gabriel, poderemos abrir, por exemplo, a seguinte página:

http://www.radios.com.br/play/39834.

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Estou agora a ouvir a Artic Outpost Radio de Svalbard... música que sabe a "after eight" e capuccino :)

Obrigada!

20 julho, 2020 11:04  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A mim, cara Maria João, a Arctic Outpost Radio sabe muito bem. Ainda ontem ouvi Amália Rodrigues! Deve ser por especial deferência para com o auditório português.

Por outro lado, não deixa de ser perturbador, pelo menos para mim, que presentemente o arquipélago de Svalbard vê o sol à meia-noite, enquanto a Antártida vê a noite ao meio-dia! Mas isto vai alterar-se dentro em breve e, por fim, vai inverter-se.

23 julho, 2020 03:15  

Enviar um comentário