09 janeiro 2021

Robots dançarinos



As imagens deste vídeo são reais. A empresa norte-americana Boston Dynamics é líder mundial no desenvolvimento de robots. Neste vídeo, é verdadeiramente espantosa a forma como os robots humanoides, sobretudo, conseguem manter o equilíbrio, quaisquer que sejam os movimentos que façam.

A Boston Dynamics quis dar-nos um vídeo divertido, mas mais do que divertido, ele parece-me assustador. Quem consegue pôr robots a dançar desta maneira, consegue pô-los a fazer outras coisas menos inocentes. E isto é só o começo do começo. Imagine-se o que poderá fazer um robot, que seja dotado de "inteligência artificial" com capacidade de aprendizagem em tempo real, mas esteja desprovido de sentimentos como máquina que é.

Comentários: 3

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Onde a tecnologia substiturá o homem e as ideias !!! :((((
Sem querer ser futurologista, "Matrix" não está assim tão longe !

10 janeiro, 2021 12:44  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Quer gostemos, quer não, a tecnologia existe e alguém irá sempre desenvolvê-la, para bons ou para maus usos.

A tecnologia de manipulação do ADN das células, chamada CRISPR, por exemplo, pode conduzir à clonagem de seres humanos, mas também tem vindo a ser usada no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

No caso concreto dos robots, estes poderão ser usados como soldados implacáveis que assassinem friamente quem encontrarem pela frente, mas também poderão ser usados para salvar vidas em situações de desastre. Nomeadamente, têm vindo a ser desenvolvidos robots que sejam capazes de se infiltrarem por entre os escombros de edifícios em ruínas, em consequência de terramotos, para encontrarem sobreviventes presos e para lhes levarem meios que lhes permitam manter-se vivos até serem resgatados.

Em si, a tecnologia não é boa nem má; o uso que fizermos dela é que poderá ser bom ou ser mau. E se quer que lhe diga com toda a franqueza, tremo só de pensar o que faria Hitler se tivesse em seu poder a tecnologia que existe atualmente.

12 janeiro, 2021 01:49  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Na realidade Fernando, é verdade aquilo que diz no seu último parágrafo. O Hitler já não existe, mas existem outros tipos de ditaduras. O futuro o dirá !
Não sou contra a evolução tecnológica, tem-nos trazido imensas coisas boas, o problema é quando tudo entra em negócio, aí as coisas boas dão origem às coisas más, na minha opinião.

12 janeiro, 2021 12:22  

Enviar um comentário