05 setembro 2021

Femme nue au chien


Femme nue au chien (Mulher nua com cão), óleo sobre tela do pintor francês Gustave Courbet (1819–1877), Musée d'Orsay, Paris, França

Neste quadro de Gustave Courbet podemos ver Léontine Renaude, modelo e amante do pintor, nua na companhia de um cão. Não sendo tão provocante como o famoso quadro A Origem do Mundo, também de Courbet, esta pintura não deixa de possuir igualmente um intenso erotismo, não só pelo que está representado, mas também e sobretudo pelo que é sugerido.

Comentários: 5

Blogger Rajani Rehana escreveu...

Nice blog

05 setembro, 2021 16:41  
Blogger Rajani Rehana escreveu...

Please read my post

05 setembro, 2021 16:41  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Thank you. Yours is nice, too.

05 setembro, 2021 22:46  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Engraçado, outro dia numa série policial francesa, falaram do pintor Gustave Courbet.
O quadro é muito bonito. Infelizmente, das duas vezes que visitei Paris, não tive oportunidade de ir ao "Musée d'Orsay", onde se encontra esta e outras pinturas do francês.

07 setembro, 2021 20:45  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Gustave Courbet foi o mais destacado pintor do Realismo, movimento artístico que no séc. XIX se opôs ao Romantismo e aos seus exageros na expressão das emoções, no gosto pelo exótico e na glorificação do passado medieval. Os realistas, em contraposição, pintavam o que viam, sem embelezamentos artificiais. Neste quadro, a mulher é representada tal como é, mesmo que o seu corpo possa parecer imperfeito aos olhos de quem o vê. É um corpo natural, e não ideal.

11 setembro, 2021 01:41  

Enviar um comentário