12 setembro 2021

Homenagem a Jorge Sampaio, um Senhor


(Foto: Maria)

Inclino-me perante a memória de Jorge Sampaio (1939–2021), que provou que se pode fazer política sem abdicar dos valores éticos e humanos. Sabendo que ele era amante da música, dedico-lhe a Passacaglia e Fuga em Dó Menor, BWV 582, de Johann Sebastian Bach (1685–1750), por Karl Richter (1926–1981) tocando o órgão da catedral de Notre-Dame de Paris.



Comentários: 6

Blogger NAMIBIANO FERREIRA escreveu...

Uma bonita homenagem. RIP!

12 setembro, 2021 19:31  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Uma das figuras da política portuguesa que mais ensinou o que é ser democrata. Foi na realidade um Grande Presidente. Que fique em Paz e que os outros tenham aprendido alguma coisa com a sua actuação!
Johann Sebastian Bach e esta sua excelente peça, interpretada pelo já falecido maestro alemão Karl Richter, parece-me ser uma belíssima dedicatória.

12 setembro, 2021 20:55  
Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Associo-me à homenagem
eu também escolheria Bach

13 setembro, 2021 00:33  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu queria homenagear Jorge Sampaio, mas não sabia como. Todos os elogios que eu poderia dirigir-lhe já foram ditos e reditos, ou viriam a sê-lo mais tarde ou mais cedo. De repente, lembrei-me de que ele era um grande amante da música dita clássica. Decidi então que a minha homenagem haveria de ser sob a forma de música, e quanto mais profunda melhor.

Por outro lado, parece que ele não era crente; portanto, a música sacra iria ficar de fora da minha escolha. Acabei por decidir-me pela Passacaglia e Fuga em Dó Menor de Bach, que é profana, apesar de ser para órgão. Existe uma versão para orquestra, num arranjo de Leopold Stokovsky (segundo parece), mas fica muito aquém da versão original. O órgão consegue transmitir uma sensação de recolhimento que dificilmente uma orquestra consegue igualar. Não é por acaso que as igrejas têm órgãos.

No seu tempo, Karl Richter foi talvez o maior intérprete de Bach, como teclista e como maestro. A interpretação que aqui dou a ouvir não é a melhor dele. Está no Youtube uma outra interpretação, que é muito mais antiga e muito mais profunda, mas tem o som tão estragado, que tive que optar por esta. Para quem quiser ouvi-la, a outra versão está aqui.

13 setembro, 2021 00:38  
Blogger Majo Dutra escreveu...

Gostei desta sua reflexão...

Também referi-me ao meu pesar no 'blog A Vivenciar a vida'...

E viva a verdadeira democracia e a boa música...
~~~


13 setembro, 2021 23:48  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Majo Dutra,
Obrigado pela sua intervenção. A minha homenagem a Jorge Sampaio foi uma obrigação que eu senti que tinha que lhe fazer, porque este mundo não é composto só por corruptos, vendidos, oportunistas e gananciosos. Jorge Sampaio foi uma referência moral que nós perdemos.

14 setembro, 2021 18:09  

Enviar um comentário