23 julho 2022

Eugénio Moreira


Autorretrato, c.1900, óleo sobre tela de Eugénio Moreira (1871–1913). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal


Vale de Penacova,  de Eugénio Moreira (1871–1913). Coleção particular


Eugénio de Oliveira Pinto Moreira foi um pintor nascido no Porto em 1871. Começou por frequentar a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, primeiro, e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a seguir, mas não concluiu o curso. Em Coimbra, conviveu com o grupo que editava a revista de literatura e ciência "Boémia Nova", tendo criado laços de amizade com Agostinho de Campos, António Nobre e Alberto de Oliveira.

Falhado o curso de Medicina, Eugénio Moreira regressou ao Porto e matriculou-se na Academia Portuense de Belas-Artes, onde também não concluiu os seus estudos. A seguir, foi viver para Paris, onde frequentou a Academia Julien e a Academia Décluse e onde contactou com outros artistas plásticos que viriam a influenciar a sua obra, como Jean Paul Laurens e Benjamin Constant. Viajou por França e por Itália e no fim regressou ao seu país.

De novo em Portugal, Eugénio Moreira pintou paisagens e personagens do Minho e da Beira, sobretudo de Vila Praia de Âncora e de Penacova, onde também viveu. Faleceu em 1913, com 42 anos de idade, com uma doença mental.

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

É quase impossível que Eugénio Moreira se não tenha cruzado com o meu avô poeta e, sobretudo, com o meu bisavô José de Brito que leccionava na Academia Portuense de Belas Artes...

Abraço!

23 julho, 2022 11:07  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Até podem ter sido amigos! Porque não?

Um avô poeta, um bisavô pintor e uma neta e bisneta pintora e poeta. É como diz o povo: "Quem sai aos seus não degenera".

Pois eu tive um bisavô poeta e no entanto sou completamente quadrado para a poesia. O meu bisavô chamava-se João Saraiva, agora está completamente esquecido, mas em vida foi muito apreciado pela sua poesia lírica e satírica. Um exemplo:


A Um Grã-Cruz de S. Tiago

Deram-lhe a cruz de S. Tiago
Em vez de c'roa de louros
Por esta razão simpática:

Porque se atira à gramática
Como S. Tiago aos mouros.

23 julho, 2022 19:51  

Enviar um comentário