02 agosto 2022

Surf no meio da cidade


Um cartaz de uma competição de surf... em Munique!

A cidade de Munique, capital da Baviera, no sul da Alemanha, fica a centenas de quilómetros do mar. No entanto, ninguém se espante se vir um adolescente entrar numa carruagem do metro com uma prancha de surf debaixo do braço.

«Quem não tem cão, caça com gato», diz o nosso povo. Neste caso, quem não tem mar, faz surf no rio. E se o rio não tiver ondas, porque a cidade é plana, como é que se faz? Geram-se ondas artificiais e o problema fica (mais ou menos) resolvido. É certo que não são ondas iguais às do mar, mas são o melhor que se pode arranjar.

Em 1972 foi criada em Munique a primeira onda fluvial de surf do mundo, uma onda muito certinha, que não oferece quaisquer surpresas e que ainda existe. Deve ser a onda ideal para principiantes. Esta onda fica em Floßlände, na zona sul da cidade e bastante longe do centro, e é feita com água desviada do Rio Isar. Na sua vizinhança, situa-se um excelente parque de campismo e uma praia fluvial extraordinariamente aprazível, onde o nudismo está legalizado e é praticado por quase toda a gente como se estivesse no paraíso, e está mesmo. Um pouco mais afastado, encontra-se o jardim zoológico da cidade.

A onda de surf de Floßlände, no sul de Munique

Em vista do êxito conseguido pela onda de Floßlände, decidiu-se fazer uma outra, maior e mais alta, num rio artificial alimentado por águas subterrâneas que já existia, chamado Eisbach. Este rio atravessa o Englischer Garten, que é um magnífico parque situado muito perto do centro da cidade. Ainda por cima, a onda de Eisbach foi feita à entrada do parque para quem vem do centro, isto é, ela fica praticamente no próprio coração da cidade de Munique! Dada a sua localização central, a onda de Eisbach atrai numerosos surfistas e ainda mais numerosos mirones, que se acumulam nas margens do rio e se debruçam numa ponte sobranceira ao local para ver as habilidades deles.


A onda de surf de Eisbach, no centro de Munique. Neste vídeo, além das proezas do surfista que o fez, podem ver-se fugazes imagens da bela e hospitaleira cidade de Munique: Englischer Garten, Marienplatz, Viktualienmarkt, Odeonsplatz, Maximilianeum, etc.

Comentários: 0

Enviar um comentário