05 janeiro 2023

Uma polca


O pianista Phillip Sear interpreta a polca Glória, de Eduardo Medina Ribas, que nasceu no Porto em 1822 e morreu no Rio de Janeiro em 1883

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Belíssima Polca! Pudesse eu dar uns passitos de dança e não lhe resistiria :)

Um abraço!

06 janeiro, 2023 15:11  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A minha avó paterna era considerada a mulher mais bonita do Porto. Eu não a conheci, pois morreu antes de eu ter nascido, mas as fotografias mostram que ela devia ser uma morenaça de fazer parar o trânsito. Não é de espantar, por isso, que ela tivesse muitos pretendentes, que lhe escreviam cartas de amor. Alguns deles também lhe compuseram músicas, como valsas, polcas, quadrilhas, etc. Provavelmente seriam pequenas peças parecidas com esta polca, mas nunca ouvi nenhuma, só vi algumas partituras manuscritas. Como burguesinha prendada que era, a minha avô sabia tocar piano. Eram outros tempos, eram tempos românticos.

A minha avó acabou por se casar com um médico, que foi o meu avô paterno. Foram ambos viver para um subúrbio operário do Porto chamado Areosa, onde o meu avô abriu um consultório contra a vontade da família, que queria que ele exercesse a medicina no centro do Porto. Por isso foi deserdado.

12 janeiro, 2023 02:19  

Enviar um comentário