27 junho 2006

Guardando o Rebanho, de Silva Porto


Guardando o Rebanho, de António Carvalho da Silva (Silva Porto), óleo sobre tela, 1893, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

Comentários: 1

Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Permito-me discordar da tua classificação desta e de outras pinturas como "fotografias".

Mesmo quando Silva Porto, Bordalo, José Malhoa, Veloso Salgado e muitos outros representavam "a realidade tal como ela é", eles de facto não a representavam tal como ela é. Não sei se me faço entender. Há sempre nos seus quadros uma interpretação, um toque, um "ar", um não-sei-quê, que não existe na fotografia tout court.

Este quadro de Silva Porto, por exemplo, dá-me uma sensação de sufocação e de calor que dificilmente uma fotografia me poderia dar. Ele é para mim uma materialização do Verão, a estação em que nos encontramos agora, embora não pareça, com o vento frio que sopra lá fora...

Quanto à minha recente ausência das lides bloguísticas, ela deve-se, simplesmente, a ter metido uns dias de férias. Passadas as chuvadas de há 15 dias, mais ou menos, fui acampar durante uns dias para o Sudoeste Alentejano. Andei tanto a pé por lá, que os meus calcanhares ficaram gretados e a sangrar... Mas gostei, mesmo assim.

28 junho, 2006 23:43  

Enviar um comentário