19 abril 2015

Médicos da floresta


Trailer do documentário Médicos da Floresta, realizado por Jun Sakuma

Médicos da Floresta é um filme documentário sobre a ação de equipas médicas voluntárias, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e pessoal auxiliar, que são enviadas por uma organização não-governamental brasileira chamada Expedicionários da Saúde, de São Paulo, até junto de aldeias índias do Brasil, a fim de prestar assistência médica às respetivas populações.

Com o antecipado consentimento da liderança das aldeias e após um trabalho prévio de triagem e preparação, os Expedicionários da Saúde realizam, durante vários dias, consultas no âmbito da clínica geral, ginecologia, odontologia e outras especialidades médicas, assim como realizam operações cirúrgicas a hérnias e cataratas.

Uma reportagem jornalística sobre a ação dos Expedicionários da Saúde junto das populações indígenas brasileiras pode ser lida aqui.

Comentários: 7

Blogger Chama a Mamãe! escreveu...

Excelente! Agradeço, em nome do Amazonas e da Região Amazônica, o que publicas, aqui, a respeito desse povo que muito respeito e admiro:os indígenas.

20 abril, 2015 20:42  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara "Chama a Mamãe!", é publicado aqui em Portugal um blog dedicado a dar notícias sobre os povos indígenas do mundo, mas muito em especial sobre os do Brasil. Chama-se Tupiniquim (a referência ao Brasil não podia ser mais óbvia), é editado por dois ou três portugueses, creio que jornalistas, mas nos últimos anos tem sido escasso em posts. Nos seus tempos áureos, o blog dava várias notícias por dia envolvendo indígenas. Ele atingiu um êxito tal, que foi eleito pela comunidade "blogueira" do mundo inteiro como o melhor blog do ano 2005 em todo o mundo, num concurso realizado pela estação de rádio e televisão alemã Deutsche Welle. Talvez lhe interesse acompanhar o blog Tupiniquim, embora ele esteja agora claramente em perda de cobertura noticiosa.

20 abril, 2015 23:26  
Blogger Chama a Mamãe! escreveu...

Obrigada. Claro que irei acessar.

21 abril, 2015 14:45  
Blogger Thais Poentes escreveu...

Gente, onde eu poderia estar assistindo ou baixando o documentário "Médicos da Floresta"?
Por favor, se tiverem consigo o vídeo do mesmo, upem para mim em qualquer servidor e me mandem o link por e-mail!

thaispoentes14@hotmail.com

29 julho, 2015 20:10  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Quando eu publiquei este post, o filme completo estava disponível no Youtube, mas agora já não está. Foi retirado. Lamento muito, mas não sei onde possa encontrá-lo.

01 agosto, 2015 03:19  
Anonymous Ricardo Sanchez escreveu...

Este filme está disponível na iTunes Store!

30 outubro, 2015 21:35  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Obrigado, prezado Ricardo Sanchez, pela informação. Como o filme não é comercial, poderia não estar no iTunes.

31 outubro, 2015 02:54  

Enviar um comentário