25 setembro 2015

Missa Crioula


Misa Criolla, de Ariel Ramírez (1921–2010), pelo conjunto Los Fronterizos (Juan Cruz, David Apud, Miguel Mora e Nacho Paz) e o Coro Polifónico da Catedral de Santo Isidro, de Buenos Aires


A Missa Crioula é uma obra musical composta em 1964 pelo músico argentino Ariel Ramírez, dentro do espírito do Concílio Vaticano II, que então ainda decorria e que abriu a música sacra às tradições musicais dos povos e determinou a celebração da missa nas línguas vernáculas, e não em latim (e grego antigo, no caso do Kyrie), como até então sucedia. Já na década de 50 tinha sido lançado um disco que nesse tempo foi considerado revolucionário, com a Missa Luba, uma obra de música sacra de raíz africana, mais concretamente da região do Katanga, no então Congo Belga (atual República Democrática do Congo). O êxito alcançado pela Missa Crioula foi enorme, como enorme já tinha sido o êxito da Missa Luba.

A estrutura da Missa Crioula é a do ordinário da missa: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei. O concerto que aqui se ouve deve ter tido lugar entre os anos de 1996 e 2009, a avaliar pela composição do grupo Los Fronterizos que nele toma parte. O papa Francisco (de seu nome próprio Jorge Mario Bergoglio) foi titular desta mesma catedral de Buenos Aires onde decorreu este concerto, desde 1998 até ser eleito papa em 2013.

Comentários: 3

Blogger Um Jeito Manso escreveu...

As coisas que aprendo pela sua mão, Fernando! Que maravilha esta, que maravilha. Muito obrigada.

25 setembro, 2015 08:34  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Não tem nada que agradecer, UJM. A esta maravilha, que é a Missa Crioula, eu quis acrescentar a Missa Luba, mas não a encontrei na íntegra na Internet. Estou a perder qualidades!... Só consegui encontrá-la agora. Mais vale tarde do que nunca. Vou já publicar um post sobre esta outra fabulosa missa, a Missa Luba, para a qual quero chamar a sua particular atenção.

25 setembro, 2015 23:36  
Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Olá, Fernando, bom dia,

Estou agora a ouvir a Missa Luba. Que lindo, que lindo, parece coisa vinda das raízes do mundo. Desconhecia totalmente. Que bonito. Fico deslumbrada.

Agradeço-lhe uma vez mais por dar a conhecer tanta beleza.

28 setembro, 2015 08:53  

Enviar um comentário