22 agosto 2017

Imagens falsas de Astronomia

Vê-se logo que esta imagem é falsa. Não existem cães na Lua. Mas mesmo que se retire o cão, a imagem continua a ser falsa. Com efeito, se repararmos na Terra, o nosso lindo planeta azul, ao fundo, veremos que ela se apresenta iluminada de cima para baixo. Contudo, as sombras na Lua mostram que esta se encontra iluminada da esquerda para a direita. Esta imagem é completamente falsa, mas que tem graça, tem... (Imagens da NASA sobrepostas por um desconhecido)


As imagens que ilustram este artigo foram retiradas de uma página na internet da revista americana Forbes. Outras imagens se podem ver lá. Não há dúvida de que se trata de fotografias impressionantes, mas são todas falsas menos uma.

As imagens na internet atingiram uma sofisticação tal, que cada vez se torna mais difícil distinguir as verdadeiras das falsas. O Photoshop e outros programas de edição de imagem conseguem fazer autênticos milagres de falsificação.

Se não quisermos ser enganados por imagens astronómicas falsas fingindo que são verdadeiras, só nos resta vê-las em páginas de fontes de confiança, como a NASA (Agência Espacial Norte-Americana), a ESA (Agência Espacial Europeia) ou alguma universidade ou instituto de investigação. A NASA, concretamente, publica diariamente uma imagem diferente (fotografia ou vídeo) na sua página Astronomy Picture Of The Day (APOD).


Por muito bonita que seja, esta imagem é falsa. O reflexo da Lua na água do lago está sobreposto ao reflexo da paisagem arborizada (Imagem de autor desconhecido)


Esta imagem só não é verdadeira num aspeto: as folclóricas cores variadas das estrelas, que formam um arco em resultado do longo tempo de exposição. Na vida real, as estrelas e os planetas apresentam-se brancos no céu noturno, com exceção do planeta Marte, que se apresenta avermelhado (Imagem manipulada por Justin Ng)


Esta imagem empresta uma aura de grande mistério às pirâmides do Egito, mas é falsa, evidentemente (Imagem de autor desconhecido)


A imagem anterior resulta da sobreposição destas duas fotografias reais (Foto da esquerda: Waldemar Weiss. Foto da direita: Hubble Legacy Archive)


Esta imagem é VERDADEIRA. Foi tirada em 2012, por ocasião de um eclipse anular do Sol, com uma teleobjetiva (Foto: Colleen Pinski)

Comentários: 0

Enviar um comentário