30 outubro 2017

Castro Marim


Igreja matriz de Castro Marim (Foto: José Varela)

Castro Marim é uma vila situada no extremo oriental do Algarve que, apesar de estar muito próxima da costa com todo o seu afluxo de turistas, tem permanecido, de certa forma, esquecida. A sua reduzida população o confirma: Castro Marim não chega a ter dois mil habitantes. No entanto, Castro Marim foi um importante reduto de defesa do território nacional contra as ambições expansionistas de Espanha, pelo menos até à fundação de Vila Real de Santo António na foz do rio Guadiana, ocorrida no séc. XVIII. As poderosas fortificações que em Castro Marim se encontram não enganam.


Atualmente, o castelo de Castro Marim vigia apenas os flamingos que frequentam o sapal (Foto de autor desconhecido)

Para quem quiser conhecer o Sotavento Algarvio (quero dizer o verdadeiro Sotavento em todas as suas múltiplas facetas), tem em Castro Marim um excelente ponto de partida. Praias, sapal, rio, salinas, serra, Espanha e, um pouco mais longe, a planície alentejana, tudo ou quase tudo está praticamente ao alcance da mão de quem se encontrar em Castro Marim. Poucas localidades algarvias oferecem uma tal variedade de paisagens, tradições e locais diferenciados.



Já que se fala de tradições, não se pode esquecer a arte da renda de bilros, que ainda se pratica em Castro Marim e, sobretudo, na freguesia do Azinhal. Não é preciso vir a Vila do Conde ou a Peniche para apreciar a enorme beleza de uma tão difícil arte. Basta ir ao concelho de Castro Marim.


Renda de bilros de Azinhal e Castro Marim (Foto: Baixo Guadiana)

Entre os muitos locais a merecerem uma atenta visita de quem se encontrar em Castro Marim, contam-se a Serra do Caldeirão e o Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Agora que o sol se apresenta doirado e (relativamente) morno, com as temperaturas a tenderem a baixar (embora este ano o façam muito tardiamente), é uma excelente ocasião para se passear pela zona húmida e alagadiça do sapal, a sul, ou pelo interminável "mar" de cabeços rescendendo a alfazema e alecrim que constituem a serra, até para além de Alcoutim e do Barranco do Velho, a norte.


O pernilongo (Himantopus himantopus) é o símbolo do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (Foto: Agostinho Gomes)

Comentários: 0

Enviar um comentário