20 outubro 2017

Dor

Incêndio no histórico Pinhal de Leiria, um dos muitos incêndios florestais ocorridos em Portugal no passado domingo, 15 de outubro de 2017, de que resultaram mais de 40 mortos, cerca de 70 feridos (mais de uma dezena dos quais graves) e muitas centenas de desalojados. A povoação que se vê em primeiro plano é a vila de Vieira de Leiria, que o fogo não atingiu (Foto: Hélio Madeiras)

Uma dor assim, se tivesse podido prevê-la saberia suportá‑la.
Virgílio (70 A.C.–19 A.C.), poeta romano

Comentários: 2

Blogger Isabel escreveu...

É revoltante, porque muito disto poderia ser evitado. Pena que não tenham ardido os bens dos políticos que muito falam, mas nada fazem. Se sentissem na pele algum do sofrimento destas pessoas, talvez passassem a ter princípios e honestidade na utilização do dinheiro e bens do Estado (de todos).

Boa semana:)

22 outubro, 2017 16:50  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É revoltante, sem dúvida, minha amiga. Neste caso concreto do Pinhal de Leiria, eu achei-o pouco cuidado na última vez em que fui a S. Pedro de Moel. Não parecia o mesmo. Se o Estado não der o exemplo, cuidando das suas florestas, não tem autoridade moral para exigir que os outros cuidem das suas.

Ao longo de muitos anos, o aspeto do Pinhal de Leiria e da Mata do Urso, mais a norte, que também é do Estado, costumava ser verdadeiramente exemplar. Costumava, mas deixou de costumar. O resultado está à vista, nesta impressionante fotografia. É trágico.

23 outubro, 2017 03:52  

Enviar um comentário