25 maio 2018

Ondas do mar de Vigo


Ondas do Mar de Vigo, cantiga de amigo de Martim Codax (este x pronuncia-se como em caixa ou em enxame), jogral galego que viveu entre meados do séc. XIII e princípios do séc. XIV, por intérpretes lamentavelmente não identificados. Tanto o poema desta cantiga de amigo como a sua música são originais do próprio Martim Codax, tal como figuram num pergaminho descoberto por Pedro Vindel no início do séc. XX e que por isso é chamado pergaminho Vindel

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai, Deus!, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
por que hei gran cuidado!
E ai Deus!, se verrá cedo!

Martim Codax (meados do séc. XIII – inícios do séc. XIV)

Comentários: 0

Enviar um comentário