17 setembro 2018

Os prémios Ig Nobel 2018



Como tem acontecido todos os anos, foram atribuídos na passada quinta-feira, 13 de setembro, os Prémio Ig Nobel, numa cerimónia realizada na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, Estados Unidos.

Os Prémio Ig Nobel não são prémios Anti-Nobel, que supostamente premiariam os piores trabalhos científicos do ano. São antes prémios que se destinam a galardoar os trabalhos científicos considerados mais divertidos. São atribuídos por uma revista científica humorística americana, chamada Annals of Improbable Research, e destinam-se a premiar os trabalhos de investigação científica que «primeiro fazem rir e depois fazem pensar», nas palavras dos responsáveis pela revista.

Os prémios Ig Nobel deste ano foram os seguintes:

Prémio Ig Nobel da Medicina — Atribuído a dois médicos que concluíram que viajar numa montanha russa ajuda a soltar uma pedra nos rins. Eles concluíram ainda que, seguindo na carruagem de trás de uma montanha russa, se consegue desbloquear a pedra em 64% dos casos, em comparação com uma viagem na carruagem da frente, em que a pedra é solta apenas em 17% dos casos.

Prémio Ig Nobel de Antropologia — Ganho por três investigadores que demonstraram que, num jardim zoológico, os chimpazés imitam os humanos tantas vezes quantas os humanos imitam os chimpanzés.

Prémio Ig Nobel da Biologia — Atribuído a uma equipa de cientistas de várias nacionalidades que provou que os enólogos são capazes de detetar pelo cheiro a presença de uma mosca num copo de vinho.

Prémio Ig Nobel da Química — Galardoou Paula Romão, Adília Alarcão e César Viana (já falecido), de PORTUGAL, por terem comparado as qualidades de vários agentes de limpeza baseados em álcool com as do cuspe, na limpeza de esculturas do séc. XVIII. Concluíram que o cuspe limpa melhor.

Prémio Ig Nobel da Educação Médica — Ganho por um japonês que analisou o conforto e a eficiência da realização de uma colonoscopia feita por uma pessoa a si própria, na posição sentada, e concluiu que a pessoa sente um desconforto moderado.

Prémio Ig Nobel da Literatura — Atribuído a uma equipa de investigadores que concluiu que a maior parte das pessoas que usa produtos complicados não lê o manual de instruções.

Prémio Ig Nobel da Nutrição — Ganho por um cientista que concluiu que uma dieta antropofágica é mais pobre em calorias do que uma dieta baseada em carne proveniente de outros animais.

Prémio Ig Nobel da Paz — Galardoou uma equipa de investigadores espanhóis e colombianos que mediram a frequência, motivação e efeitos de gritar e insultar enquanto se conduz um automóvel.

Prémio Ig Nobel da Medicina Reprodutiva — Atribuído a um trio de urologistas que criou um método de estudar as ereções noturnas, enrolando um anel de selos do correio em volta do pénis, ao deitar, e verificando na manhã seguinte se os selos foram rasgados pelo picotado.

Prémio Ig Nobel da Economia — Ganho por uma equipa que investigou se, espetando alfinetes num boneco, como vingança contra os abusos de um chefe, faz os empregados sentirem-se melhor.

Comentários: 0

Enviar um comentário