15 abril 2020

Os seis órgãos da basílica de Mafra



Sinfonia para a Real Basílica de Mafra, de António Leal Moreira (1758–1819), executada ao vivo na basílica de Mafra por Sérgio Silva no órgão do Evangelho, André Ferreira no órgão da Epístola, João Santos no órgão de São Pedro de Alcântara, Margarida Oliveira no órgão do Sacramento, Célia Sousa Tavares no órgão da Conceição e Maria João Abreu no órgão de Santa Bárbara


Conta-se que, quando o convento de Mafra foi construído, o rei D. João V terá pedido o orçamento de um órgão para a correspondente basílica. Quando recebeu a resposta, o rei terá dito: «Tão barato? Então quero seis!»

Esta história não é verdadeira. A basílica de Mafra foi concebida desde o primeiro momento para albergar seis órgãos, nada menos do que seis. O restauro destes seis órgãos custou agora os olhos da cara ao contribuinte português, que não tem as minas de ouro no Brasil que D. João V tinha. O mesmo se poderá dizer, aliás, em relação ao carrilhão da mesma basílica, que muito recentemente foi restaurado in extremis, num momento em que já ameaçava ruína iminente.

Os órgãos da basílica de Mafra só ficaram prontos em 1807, ou seja, pouco tempo antes das Invasões Francesas e da fuga da corte para o Brasil. Enquanto isso, alguns compositores foram escrevendo peças musicais para os seis órgãos, entre os quais Marcos Portugal, João de Souza Carvalho, João José Baldi e António Leal Moreira. Os manuscritos destas obras estão quase todos na biblioteca do convento.

António Leal Moreira foi um compositor e organista português, nascido em Abrantes no ano de 1758. Compôs numerosas obras sacras para a Capela Real de D. Maria I. Foi também diretor musical do Teatro da Rua dos Condes e do Teatro de São Carlos, em Lisboa, para os quais compôs várias óperas e outras peças de caráter profano. Morreu em 1819 com 61 anos de idade.

Comentários: 4

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Excelente Fernando !

O teu blogue é um repositório de arte e cultura que visito com frequência !
Acredito que tenhas acesso a informação que o comum dos mortais não tem, mas também tens uma cultura acima da média, para poderes falar com propriedade, sobre estes temas. E ainda bem !!!

Muito Obrigado

15 abril, 2020 15:03  
Blogger Isabel escreveu...

É uma maravilha!
Ao vivo deve ser ainda mais bonito.

Boa noite:)

15 abril, 2020 23:25  
Blogger Maria escreveu...

Muito obrigada, Fernando, pela sua generosidade em partilhar este belíssimo vídeo com quem aqui passa. :))
Adorei ouvir.

Tenha um bom dia!
🌻

16 abril, 2020 12:56  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Fico muito agradecido pelas amáveis palavras, que não mereço. Com efeito, no que diz respeito a Mafra (neste caso concreto), eu passei lá seis meses a frequentar o Curso de Oficiais Milicianos, no início do meu serviço militar. Mafra quase não tem segredos para mim. Conheci o convento, a basílica, a tapada, a vila, a igreja matriz (onde terá sido pároco Pedro Julião, mais conhecido como Pedro Hispano, que foi o único papa português, com o nome de João XXI) e quase tudo à volta. Não sou saloio, mas é como se fosse.

18 abril, 2020 16:43  

Enviar um comentário