04 junho 2021

A felicidade de viver


Le bonheur de vivre, óleo sobre tela de Henri Matisse (1869–1954), The Barnes Foundation, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos da América

Le bonheur de vivre é um quadro de grandes dimensões do artista plástico francês Henri Matisse. Quando foi exposto pela primeira vez no Salão dos Independentes de 1906, em Paris, este quadro provocou protestos por parte do público, assim como uma opinião negativa dos críticos de arte. Agora, ele é considerado um dos melhores exemplares da corrente modernista no domínio da pintura.

Há quem afirme que Le bonheur de vivre é uma pintura inspirada numa gravura do artista italiano Agostino Carracci, chamada Reciproco Amore, a qual, por sua vez, se inspirou num quadro do pintor flamengo Pauwels Franck, intitulado "Amori"- Reciproco amore (Etá dell'oro).


Reciproco Amore, gravura de Agostino Carracci (1557–1602), Ashmolean Museum, Oxford, Reino Unido


"Amori"- Reciproco amore (Etá dell'oro), óleo sobre madeira de Pauwels Franck (c.1540–1596), Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Tempos houve em que Matisse era apenas um dos muito ridicularizados "fauves"...

Recordo-me de ter lido que até Gertrude Stein considerou o retrato de Madame Matisse "uma da mais feias manchas de tinta jamais pintadas"... antes de o ter comprado, claro.

Abraço, Fernando!

04 junho, 2021 11:13  
Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Tenho uma gravura de Matisse... mas falta-me parede!

06 junho, 2021 00:12  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Maria João,
Tive que ir ver à Wikipedia quem foi Gertrude Stein, pois só me lembrava do nome dela. Acho que nunca li qualquer livro dela e desconhecia a sua biografia. A minha formação académica é da área da Ciência e Tecnologia, razão pela qual os meus conhecimentos no domínio das Humanidades têm algumas lacunas sérias. Estou sempre a aprender. Muito obrigado.

Amigo Rogério,
As paredes têm o "péssimo hábito" de nunca chegarem para os quadros que queremos pendurar nelas... Ás vezes até parece que encolhem só para nos arreliar!

06 junho, 2021 02:34  

Enviar um comentário