26 junho 2021

Oceanos, de Cândido Lima


Oceanos, uma composição de música eletrónica, datada de 1978–1979, da autoria de Cândido Lima, um dos mais destacados compositores contemporâneos portugueses

Comentários: 2

Blogger Ricardo Santos escreveu...

A chamada música electrónica não é algo simples de digerir, no entanto em tempos ouvi os"Telectu" com alguma frequência.
https://www.youtube.com/watch?v=eFEfM2JdNR8
Obrigado Fernando

28 junho, 2021 21:59  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Ricardo,
A recordação mais antiga que eu tenho do falecido Jorge Lima Barreto remonta aos tempos imediatamente a seguir ao 25 de Abril. Ele tinha-se apaixonado pelo jazz e então andava pelas fábricas do Grande Porto a dar a ouvir jazz aos operários à hora da saída, munido de aparelhagem e alguns discos! Estava entusiasmadíssimo com a experiência, porque esperava ser alvo de apupos e de lançamento de tomates e de outros objetos, mas os operários reagiram de forma muito positiva ao jazz, apesar de só conhecerem as cançonetas da Madalena Iglésias e do António Calvário... Logo a seguir, ele descobriu as novas vanguardas musicais da época, como a música eletrónica, o minimalismo repetitivo, etc. Abraçou-as com o mesmo entusiasmo do jazz e foi então que constituiu os Telectu com o Vítor Rua, entre vários outros projetos musicalmente revolucionários. De certa forma, foi um visionário.

30 junho, 2021 02:05  

Enviar um comentário