18 agosto 2021

Bancos artesanais dos índios do Brasil


O indígena brasileiro Yatapi Mehynaku mostra dois bancos de madeira feitos por si: um em forma de anta e outro em forma de onça

Quando alguém nos fala em artesanato dos índios brasileiros, vêm-nos à mente imagens de cocares de penas, redes de dormir, esteiras, cestos, cerâmicas, arcos, flechas e zarabatanas, colares e cintos de missangas, etc. Não costumamos lembrar-nos dos bancos de sentar, que são habitualmente zoomórficos, mas também podem tomar outras formas, e são pintados com grafismos tradicionais.


Banco em forma de onça (Foto: Pirathá Waurá)

A presente pandemia de covid-19 tem causado sérios constrangimentos à realização de exposições e feiras, o que provoca dificuldades aos artesãos, que se veem impossibilitados de dar a conhecer e de vender de forma presencial o fruto do seu trabalho. A internet é quase a única saída que lhes resta. Os artesãos do povo Mehinaku, no Parque Indígena do Xingu, nomeadamente, têm-se servido do Youtube, Instagram e outras redes sociais para tentarem vender os seus bancos tradicionais e conseguir algum rendimento para a sua comunidade.



Um museu norte-americano, The Fralin Museum of Art, pertencente à Universidade da Virgínia, tem patente na internet uma exposição virtual sobre bancos artesanais dos indígenas brasileiros, bancos estes que pertencem à Coleção BEĨ, de São Paulo, Brasil. Ela não só contempla bancos tradicionais feitos pelos Mehinaku, como também mostra bancos feitos por vários outros povos indígenas vivendo na Bacia Amazónica, com os estilos e os grafismos próprios de cada povo. A exposição é muito bela e aconselho a que seja "visitada" enquanto é tempo neste local.


Menino sentado num banco em forma de gavião de duas cabeças (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 2

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Costumo sempre que posso ver trabalhos artesanais. Pelo Mundo fora existem autênticas obras de arte, feitas por aqueles que gostam de fazer o que fazem e não precisam de grandes incentivos para. Em Portugal existem inúmeros géneros de artesanato maravilhos, desde rendas a barro, passando pelo vidro, pela madeira.
Gostei imenso de ver estes trabalhos feitos pelo povo indígena brasileiro !
Obrigado Fernando

22 agosto, 2021 23:17  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu ainda hesitei sobre o nome a dar ao fruto do trabalho destes índios brasileiros. Apetecia-me dizer que eles fazem esculturas e não bancos, porque, efetivamente, são esculturas o que eles fazem.

Aqui no blog já abordei algum do artesanato que se faz em Portugal, nomeadamente colchas bordadas de Castelo Branco, brinquedos de lata e de madeira de Ermesinde e Alfena, no concelho de Valongo, e mantas de farrapos da Póvoa de Varzim. É imperdoável que ainda não tenha falado no vidro da Marinha Grande e na ourivesaria de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, por exemplo. Tenho que pensar nisso.

24 agosto, 2021 03:15  

Enviar um comentário