01 maio 2022

Soneto do trabalho


Das prensas dos martelos das bigornas
das foices dos arados das charruas
das alfaias dos cascos e das dornas
é que nasce a canção que anda nas ruas.

Um povo não é livre em águas mornas
não se abre a liberdade com gazuas,
à força do teu braço é que transformas
as fábricas e as terras que são tuas.

Abre os olhos e vê. Sê vigilante
a reação não passará diante
do teu punho fechado contra o medo.

Levanta-te meu Povo. Não é tarde.
Agora é que o mar canta é que o sol arde
pois quando o povo acorda é sempre cedo.

José Carlos Ary dos Santos (1936–1984)


Moeda italiana de 50 liras, cunhada em 1972 e representando o deus Vulcano (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 6

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Um dos mais belos sonetos de todos os tempos... Está no "Top 10" dos meus favoritos, este soneto de Ary.

Feliz 1º de Maio!

01 maio, 2022 12:34  
Blogger CCF escreveu...

Muito bom, sempre actual!
~CC~

01 maio, 2022 14:56  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Ary dos Santos um irreverente mestre das palavras. Lindíssimo poema !

01 maio, 2022 18:02  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

A moeda é um trabalho muito interessante !

01 maio, 2022 18:02  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Confesso que sou um grande admirador de José Carlos Ary dos Santos. Tinha um talento insuperável, não desfazendo em Maria João Brito de Sousa.

Para ilustrar este soneto, procurei na internet uma imagem que nos desse uma impressão de vigor no trabalho. O Duckduckgo (raramente recorro ao Google) propôs-me esta moeda de 50 liras, que aceitei. A lira, que era o padrão monetário da Itália, estava tão desvalorizada, tão desvalorizada, que o valor real desta moeda de 50 liras era mínimo, talvez menos de um cêntimo de euro!

02 maio, 2022 01:51  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Pode "desfazer-me" à vontade, Fernando, sei que não tenho a "garra" do Ary... Quem me dera :)

02 maio, 2022 11:27  

Enviar um comentário