01 abril 2023

Kyrie Eleison


Kyrie Eleison, da missa Orbis Factor, composta por Fernão Gomes Correia, algures entre 1505 e 1532, e baseada na missa homónima, também chamada Missa XI, escrita originalmente em canto gregoriano por um autor anónimo da Alta Idade Média. Fernão Gomes Correia fez alternar o cantochão original com trechos polifónicos da sua própria autoria, a quatro vozes. Esta interpretação está a cargo do Coro da Catedral de Coimbra, dirigido por Nuno Fileno, e foi gravada no decurso de uma celebração litúrgica

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

É belíssima, esta versão do Kyrie Eleison!

Um abraço, Fernando!

01 abril, 2023 15:31  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

«Se eu algum dia me converter, será por causa da música», pensei eu uma vez no norte de Angola, quando ouvi os mais desgraçados dos homens, que eram os trabalhadores de uma fazenda de café e que eram autênticos escravos, cantarem como anjos numa missa celebrada numa capela aberta aos quatro ventos. É evidente que a música que eles cantavam era muito diferente desta, que é europeia. No entanto, não posso deixar de registar que as formas musicais mais sublimes da expressão da alma humana são religiosas, talvez porque envolvem conceitos tão perturbadores como são a vida e a morte e, sobretudo, a ânsia que os vivos sentem de continuarem vivos para além da morte, quando seriam recompensados de todos os sofrimentos e de todas as injustiças que sofreram neste "Vale de Lágrimas".

Mas não, não corro o risco de me converter, tendo em conta a péssima qualidade da música que se canta atualmente nas igrejas portuguesas, que é uma autêntica pimbalhada.

(Escrevi isto enquanto ouvia o "Stabat Mater" de Pergolesi).

01 abril, 2023 16:48  

Enviar um comentário