03 março 2024

Concerto para dois bandolins de Vivaldi


Concerto para Dois Bandolins e Baixo Contínuo em Sol Maior, RV 532, do compositor veneziano Antonio Vivaldi (1678–1741), pelas instrumentistas russas Elena Zabavskaya e Ekaterina Mochalova. As letras RV são a abreviatura de Ryom Verzeichnis (Catálogo Ryom, elaborado pelo dinamarquês Peter Ryom), que lista as obras compostas por Antonio Vivaldi

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Gostei, Fernando. Dificilmente associaria este concerto a Vivaldi, talvez porque o som dos bandolins seja muito peculiar... Primeiro estranhei-o, depois entranhei-o.

Um abraço!

05 março, 2024 14:42  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

De facto, o bandolim é essencialmente um instrumento de música popular, muito mais do que de música dita clássica. Poucos compositores escreveram para bandolim e foram quase todos do período barroco, como Vivaldi. Gosto do timbre do bandolim e esta foi uma das razões por que escolhi este concerto e não outro de Vivaldi.

O Vivaldi compôs centenas (literalmente!) de concertos para os mais diversos instrumentos do seu tempo, assim como muitas óperas e peças de música sacra. Esperar-se-ia que o número de composições suas de música sacra superasse o das restantes, porque o Vivaldi era padre, mas não foi isso o que aconteceu. Talvez possamos concluir que ele era um padre não muito praticante... Ele era alcunhado "Il Prete Rosso", o padre ruivo. As imagens dele que chegaram até hoje não permitem ver se ele era ruivo ou não, porque aparece representado com cabeleira postiça, como se usava no séc. XVIII.

06 março, 2024 01:07  

Enviar um comentário