27 junho 2006
Companheiros de jornada
- A Arte em Portugal
- A Cidade Surpreendente
- À Flor da Pele
- A Minha Sanzala
- A Zorra da Boavista
- Aberto até de Madrugada
- About Portugal
- Acervo Origens
- Ambiente Ondas3
- Angola, Debates & Ideias
- Angola Profunda
- Arpose
- Atento
- Azul-canário
- BDBD - Blogue De Banda Desenhada
- Brasil Cultura Indígena
- Cineclube do Porto
- ComJeitoeArte
- Conosaba do Porto
- Conversa Avinagrada
- Crônicas Indigenistas
- Der Terrorist
- Détours des Mondes
- Do Porto e não só…
- Do Tempo da Outra Senhora
- Eis as Montanhas que os Ratos Vão Parindo
- Ensaios: Comunicação, Etnografia e História
- Fotografias Daqui e Dali
- Helder Pacheco
- Herdeiro de Aécio
- Ilustração Antiga
- Imagens da Vida Animal
- Jardim das Delícias
- Kukalesa
- Língua Portuguesa: perguntas e respostas!
- Luís Graça & Camaradas da Guiné
- Maka Angola
- Memórias e Imagens
- Mundurukando
- Musica Escarlate
- O Falcão de Jade
- O Pacto Português
- O Porto encanta e outras viagens
- O Universo numa Casca de Noz
- Ondjira Sul
- Parque Serras do Porto
- Plantas: Beleza e Diversidade
- poetaporkedeusker
- Porto das Pipas
- Regard Éloigné
- Rua da Índia, 76
- Sorumbático
- Tendências do imaginário
- Tttangerina
- Um Reino Maravilhoso
Matéria deste tempo
- Jornalismo PortoNet
- IPS - Inter Press Service News Agency
- RFI - Rádio França Internacional
- Deutsche Welle
- Voz da América
- Yandê
- SOS Racismo
Matéria de todos os tempos
- Médecins sans Frontières
- Amnesty International
- Human Rights Watch
- Watchlist on Children and Armed Conflict
- Greenpeace International
- The HALO Trust
- Transparency International
- Mines Advisory Group
- Forest Peoples Programme
- Povos Indígenas no Brasil
- Hutukara
- Thydêwá
- Associação Floresta Protegida Mẽbêngôkre/Kayapó
- Portal Kaingang
- Colonial Voyage
- Buala, Cultura Contemporânea Africana
- Joel Santos
- Associação dos Deficientes das Forças Armadas
- Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
- Privacidade online para jornalistas
- Mwelo Weto - Literatura, Linguística e Cultura Africana
- A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
- The Atlas of Beauty
- Olivier Fölmi
- Carol Beckwith & Angela Fisher
Arquivos
- janeiro 2006
- fevereiro 2006
- março 2006
- abril 2006
- maio 2006
- junho 2006
- julho 2006
- agosto 2006
- setembro 2006
- outubro 2006
- novembro 2006
- dezembro 2006
- janeiro 2007
- fevereiro 2007
- março 2007
- abril 2007
- maio 2007
- junho 2007
- julho 2007
- agosto 2007
- janeiro 2010
- fevereiro 2010
- março 2010
- abril 2010
- maio 2010
- junho 2010
- julho 2010
- agosto 2010
- setembro 2010
- outubro 2010
- novembro 2010
- dezembro 2010
- janeiro 2011
- fevereiro 2011
- março 2011
- abril 2011
- maio 2011
- junho 2011
- julho 2011
- agosto 2011
- setembro 2011
- outubro 2011
- novembro 2011
- dezembro 2011
- janeiro 2012
- fevereiro 2012
- março 2012
- abril 2012
- maio 2012
- junho 2012
- julho 2012
- agosto 2012
- setembro 2012
- outubro 2012
- novembro 2012
- dezembro 2012
- janeiro 2013
- fevereiro 2013
- março 2013
- abril 2013
- maio 2013
- junho 2013
- julho 2013
- agosto 2013
- setembro 2013
- outubro 2013
- novembro 2013
- dezembro 2013
- janeiro 2014
- fevereiro 2014
- março 2014
- abril 2014
- maio 2014
- junho 2014
- julho 2014
- agosto 2014
- setembro 2014
- outubro 2014
- novembro 2014
- dezembro 2014
- janeiro 2015
- fevereiro 2015
- março 2015
- abril 2015
- maio 2015
- junho 2015
- julho 2015
- agosto 2015
- setembro 2015
- outubro 2015
- novembro 2015
- dezembro 2015
- janeiro 2016
- fevereiro 2016
- março 2016
- abril 2016
- maio 2016
- junho 2016
- julho 2016
- agosto 2016
- setembro 2016
- outubro 2016
- novembro 2016
- dezembro 2016
- janeiro 2017
- fevereiro 2017
- março 2017
- abril 2017
- maio 2017
- junho 2017
- julho 2017
- agosto 2017
- setembro 2017
- outubro 2017
- novembro 2017
- dezembro 2017
- janeiro 2018
- fevereiro 2018
- março 2018
- abril 2018
- maio 2018
- junho 2018
- julho 2018
- agosto 2018
- setembro 2018
- outubro 2018
- novembro 2018
- dezembro 2018
- janeiro 2019
- fevereiro 2019
- março 2019
- abril 2019
- maio 2019
- junho 2019
- julho 2019
- agosto 2019
- setembro 2019
- outubro 2019
- novembro 2019
- dezembro 2019
- janeiro 2020
- fevereiro 2020
- março 2020
- abril 2020
- maio 2020
- junho 2020
- julho 2020
- agosto 2020
- setembro 2020
- outubro 2020
- novembro 2020
- dezembro 2020
- janeiro 2021
- fevereiro 2021
- março 2021
- abril 2021
- maio 2021
- junho 2021
- julho 2021
- agosto 2021
- setembro 2021
- outubro 2021
- novembro 2021
- dezembro 2021
- janeiro 2022
- fevereiro 2022
- março 2022
- abril 2022
- maio 2022
- junho 2022
- julho 2022
- agosto 2022
- setembro 2022
- outubro 2022
- novembro 2022
- dezembro 2022
- janeiro 2023
- fevereiro 2023
- março 2023
- abril 2023
- maio 2023
- junho 2023
- julho 2023
- agosto 2023
- setembro 2023
- outubro 2023
- novembro 2023
- dezembro 2023
- janeiro 2024
- fevereiro 2024
- março 2024
- abril 2024
- maio 2024
- junho 2024
- julho 2024
- agosto 2024
- setembro 2024
- outubro 2024
- novembro 2024
Comentários: 1
Permito-me discordar da tua classificação desta e de outras pinturas como "fotografias".
Mesmo quando Silva Porto, Bordalo, José Malhoa, Veloso Salgado e muitos outros representavam "a realidade tal como ela é", eles de facto não a representavam tal como ela é. Não sei se me faço entender. Há sempre nos seus quadros uma interpretação, um toque, um "ar", um não-sei-quê, que não existe na fotografia tout court.
Este quadro de Silva Porto, por exemplo, dá-me uma sensação de sufocação e de calor que dificilmente uma fotografia me poderia dar. Ele é para mim uma materialização do Verão, a estação em que nos encontramos agora, embora não pareça, com o vento frio que sopra lá fora...
Quanto à minha recente ausência das lides bloguísticas, ela deve-se, simplesmente, a ter metido uns dias de férias. Passadas as chuvadas de há 15 dias, mais ou menos, fui acampar durante uns dias para o Sudoeste Alentejano. Andei tanto a pé por lá, que os meus calcanhares ficaram gretados e a sangrar... Mas gostei, mesmo assim.
Enviar um comentário