O esplendor do Barroco no Algarve
Interior da Igreja de São Lourenço dos Matos, Almancil, Loulé (Foto: herbert.schlemmer)
Apesar de ser pequena e de ter um aspeto exterior relativamente modesto, a Igreja de São Lourenço dos Matos, mais conhecida como Igreja de São Lourenço de Almancil, merece uma visita muito atenta. Localiza-se na freguesia de Almancil, concelho de Loulé, nas imediações da Estrada Nacional 125. É identificável pela sua cúpula, dado que não é frequente encontrar-se uma igreja tão pequena provida de cúpula.
O que esta igreja tem de notável é o seu interior, que está revestido de painéis de azulejos azuis e brancos que representam a vida de São Lourenço. Estes painéis foram feitos em 1730, por Policarpo de Oliveira Bernardes, e dão uma atmosfera de extraordinária frescura ao interior do templo.
Em Portugal, ao contrário do que sucede em outros países europeus, as igrejas barrocas costumam ser sombrias, pesadas e soturnas. Isto deve-se ao uso e abuso da talha dourada, que costuma ser tanta e estar tão carregada de volutas e floreados, que os templos acabam por perder toda a beleza e toda a harmonia. A Igreja de São Lourenço dos Matos, pelo contrário, consegue transmitir uma sensação diametralmente oposta, ainda que os seus painéis de azulejos também estejam carregadíssimos de elementos decorativos e ainda que também possua talha dourada no seu altar-mor. Na verdade, enquanto as outras igrejas barrocas portuguesas são quase todas opressivas e sufocantes, esta é libertadora e gloriosa. Vale a pena conhecê-la.
Exterior da Igreja de São Lourenço dos Matos, Almancil, Loulé (Foto: iguana_intertainment)
Comentários: 2
Também lindíssima. Obrigada pela indicação, Fernando.
Esta igreja e a de Santo António, em Lagos, parecem-me ser as mais preciosas igrejas barrocas que há no Algarve. Também gosto muito da igreja da Luz de Tavira, mas não é barroca; é renascentista.
Enviar um comentário