18 julho 2010

Caravaggio


Deposição de Cristo no Túmulo, 1602-1604, Igreja de Santa Maria della Vallicella, Vaticano




Crucificação de São Pedro, 1600-1601, Basílica de Santa Maria del Popolo, Roma




Conversão de São Paulo, 1600-1601, Basílica de Santa Maria del Popolo, Roma




Pequeno Baco Doente, 1593-1594, Galeria Borghese, Roma


Em 18 de Julho de 1610 morreu o grande pintor italiano Caravaggio. De seu nome próprio Michelangelo Merisi, Caravaggio foi o nome artístico que ele adotou, porque a sua família era originária de uma aldeia com esse nome, na Lombardia.

Caravaggio é geralmente reconhecido como tendo sido o primeiro grande pintor do Barroco, corrente artística que se opôs ao Maneirismo, predominante na época em que ele viveu. Caravaggio foi, portanto, um precursor e um inovador. No estilo da sua pintura podem reconhecer-se, pelo menos, duas características dominantes: o grande realismo das cenas e os efeitos de luz e de sombra, aos quais se costuma chamar chiaroscuro.

As personagens pintadas pelo artista são-nos mostradas como pessoas de carne e osso, tão humanas e mortais como nós, mesmo quando representam deuses e santos. Para isso, Caravaggio usou como modelos pessoas do povo humilde de Roma, incluindo prostitutas.

Os efeitos de luz e de sombra que Caravaggio aplicou nas suas pinturas não têm nada a ver com iluminação. Se analisarmos os seus quadros, veremos que as sombras neles representadas nem sempre correspondem às fontes de luz que parecem iluminar as cenas. Caravaggio usou a luz e as sombras de uma forma arbitrária, com o fim de realçar alguns rostos e personagens, em detrimento de outros, e para dar um maior dramatismo ou um maior lirismo às cenas representadas. O resultado conseguido é verdadeiramente magistral.

Comentários: 3

Anonymous José Frade escreveu...

Muito obrigado por reactivar o blog, meu caro amigo!
(só hoje dei por isso...)

Abraço

Frade

20 julho, 2010 00:59  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É verdade, caro amigo José Frade. Voltei a estas lides, sem qualquer compromisso. Também é bom vê-lo por aqui.

Um abraço

22 julho, 2010 01:01  
Anonymous Anónimo escreveu...

obrigado uhuuu adorei!!!

19 setembro, 2012 03:39  

Enviar um comentário