31 agosto 2010

Carrasqueira, Alcácer do Sal


Cais palafítico da Carrasqueira (Foto de autor desconhecido)


A Carrasqueira é uma povoação situada no extremo sul do estuário do Rio Sado, entre a localidade da Comporta e a cidade de Alcácer do Sal.

A Carrasqueira é uma localidade muito interessante sob diversos aspetos. O que mais prende a atenção do visitante é, sem dúvida nenhuma, o seu cais palafítico, de aparência periclitante, ao qual se encontram amarrados coloridos barcos, que costumam ver-se pousados no lodo, se a maré estiver baixa, ou flutuando na água, se a maré estiver alta.

A estação do Outono, que se aproxima, é talvez a melhor época do ano para se visitar a Carrasqueira. O Outono é uma estação em que o sol deixa de ser ofuscante e se torna dourado. Os reflexos do sol na água do estuário deixam de ferir a vista e passam a dar um colorido muito especial à paisagem que se estende diante da povoação: o espelho de água (ou o "espelho" de lodo...) do vasto estuário do rio e o recorte, ao fundo, das silhuetas das serras do Risco (se entretanto as pedreiras não a tiverem reduzido à não-existência), da Arrábida, de São Luis e ainda da elevação de Palmela. A beleza do local é enorme.



Anoitecer sobre a Carrasqueira (Foto: Nuno de Sousa)


Uma outra particularidade da Carrasqueira é o modo de vida dos seus habitantes, que são, ao mesmo tempo, pescadores e agricultores. Os primeiros povoadores do local, chegados, talvez, nos inícios do séc. XX, eram agricultores. Foi o facto de se terem fixado próximo da água que os levou a virar-se para a pesca como meio complementar de subsistência, através do recurso a redes apropriadas ao meio estuarino. As espécies capturadas no estuário são sobretudo o choco e o linguado, mas o polvo e o caranguejo também são apanhados. No passado, os moluscos tiveram muita importância para a economia local, mas a poluição no Rio Sado causou o desaparecimento quase total dos moluscos. A apanha de minhocas (poliquetas) no lodo do rio é outra atividade dos habitantes da Carrasqueira. É atualmente a mais rendosa de todas.

O tipo de construção característico da Carrasqueira é a chamada "barraca", feita com materiais vegetais bastante precários. No entanto, a quase totalidade dos habitantes da aldeia vive hoje em casas de "pedra e cal", com um mínimo de condições. Já quase não existem "barracas" na Carrasqueira.

Para um conhecimento mais aprofundado da Carrasqueira e dos seus habitantes, consulte-se o texto "Os Agricultores-Pescadores da Carrasqueira (Estuário do Sado): Um Modo de Vida em Extinção?", de Fernando Ribeiro Martins e Henrique Souto, que está disponível aqui. Foi ele que me serviu de orientação para a elaboração deste artigo.



Uma "barraca" da Carrasqueira (Foto: António Martins Neves)

Comentários: 4

Blogger Dylan escreveu...

é de facto um lugar encantador, de deleite e reflexão, mas também de muito sofrimento para quem quis ganhar a vida através do mar/rio.

Obrigado pelo esclarecimento sobre a "Carreira dos Moinhos".

21 setembro, 2010 21:53  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Dylan,

Obrigado pela sua visita.

As gentes da Carrasqueira dificilmente viverão do mar, pois da povoação até à embocadura do Sado distam alguns quilómetros, que a subida e descida das marés tornam ainda mais difíceis de percorrer. Elas vivem do rio e também da terra, onde cultivam sobretudo batata-doce, de acordo com o estudo citado.

26 setembro, 2010 16:42  
Anonymous Anónimo escreveu...

boa tarde.
obrigado pelo texto. conheço a carrasqueira e tenho assistido à sua trandformação em lugar turístico, no mau sentido da coisa. é o "progresso"...
queria avisá-lo de que o link para o texto não está a funcionar embora este seja fácilmente encontrado através do goolgle.
a.s.brito

28 abril, 2012 20:07  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro/a a.s.brito,
Muito obrigado pelo aviso. Já redirecionei o link para um endereço válido. Volte sempre.

01 maio, 2012 02:03  

Enviar um comentário