Brincadeiras com fios
Este é um tipo de brincadeira que é feito com fios, isto é, com cordas, cordéis, barbantes, etc..
Pega-se num pedaço de fio, atam-se os extremos, de forma a que o fio constitua uma linha fechada, e com os dedos das mãos manipula-se o fio, de modo a que ele tome diversas formas, as formas que a habilidade e a imaginação permitirem criar.
Esta brincadeira existe aqui em Portugal. Uma forma tradicionalmente feita neste país tem o nome de cama de gato. Não sei quantas mais formas haverá na tradição portuguesa, mas é muito provável que haja mais algumas. Haverá ainda crianças ou adultos neste país que saibam fazer estas manipulações? Seria uma grande pena que esta tradição se perdesse.
Como se pode ver na imagem acima, este tipo de brincadeira não existe apenas aqui na Europa. A menina angolana que se vê na imagem usa uma tirinha de pano, como se fosse um fio, para fazer as suas próprias manipulações, tal e qual como fazem (faziam?) as suas congéneres europeias. E tal como estas, parece estar a divertir-se com a brincadeira.
Também na América do Sul, mais concretamente entre os índios do Brasil, existe este tipo de brincadeira. Que surpresa! Na verdade, no vídeo que se segue, podem ver-se índios da tribo Kalapalo, do Alto Xingu, no Mato Grosso, fazendo as suas próprias figuras com fios. E que figuras magníficas ele conseguem fazer!
Conclusão: pessoas de cores diferentes e habitando continentes diferentes -- sejam elas europeias, africanas ou ameríndias -- fazem as mesmas brincadeiras e da mesma maneira. Quem diria? Está visto que fazemos todos parte de uma mesma família, a família humana.
Índios Kalapalo do Brasil
Comentários: 0
Enviar um comentário