15 maio 2011

Desenhos na areia, em Vanuatu

© Vanuatu National Cultural Council

A muitos milhares de quilómetros do continente africano -- praticamente nos antípodas -- fica Vanuatu, um arquipélago vulcânico do Pacífico que é um estado independente, situado a norte da Nova Zelândia. Apesar da enorme distância que separa Vanuatu de África, também nas ilhas do norte e centro de Vanuatu se fazem desenhos na areia com um dedo, desenhos que são constituídos por uma linha contínua que é traçada sem levantar o dedo. No entanto, os desenhos de Vanuatu são substancialmente diferentes dos que são feitos em África (Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia).

Contrariamente ao que sucede em África, onde os desenhos na areia correm sérios riscos de extinção, os desenhos de Vanuatu "estão vivos e recomendam-se", continuando a ser praticados e passados de geração em geração. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) classificou os desenhos na areia de Vanuatu como Património Imaterial da Humanidade.

© Vanuatu National Cultural Council

O vídeo que se segue, que é da própria UNESCO, é acompanhado por um texto em inglês cuja tradução é a seguinte:

Situado no Pacífico Sul, o arquipélago de Vanuatu preservou uma tradição única e complexa de desenhos na areia. Esta escrita multifuncional é mais do que uma simples expressão artística e ocorre numa vasta gama de contextos rituais, contemplativos e comunicativos. Os desenhos são feitos diretamente no solo, sobre areia, cinzas vulcânicas ou pó de argila. Utilizando um dedo, o desenhador traça uma linha sinuosa e contínua sobre uma grelha imaginária, a fim de produzir uma composição de padrões geométricos e frequentemente simétricos.

Esta rica e dinâmica tradição gráfica desenvolveu-se como meio de comunicação entre os membros dos cerca de 80 grupos linguísticos diferentes que habitam as ilhas centrais e setentrionais de Vanuatu. Os desenhos também funcionam como mnemónicas para registar e transmitir a sabedoria ritual e mitológica, assim como uma rica informação oral que compreende narrativas locais, cosmologias, sistemas de parentesco, ciclos de canções, técnicas de cultivo, projetos arquitetónicos e artísticos e padrões coreográficos.

Muitos desenhos na areia possuem várias funções e níveis de significado: eles podem ser considerados obras de arte, repositórios de informações, ilustrações de histórias, assinaturas ou simplesmente mensagens e objetos de contemplação. Os desenhos na areia não são meras figuras, antes constituem uma combinação de conhecimentos, canções e histórias com significados sagrados ou profanos. Um mestre desenhador na areia, portanto, deve não só possuir um grande conhecimento dos padrões gráficos, mas também uma profunda compreensão do seu significado. Além disso, os desenhadores na areia devem ter a capacidade de interpretar os desenhos para outras pessoas.

Como atraentes símbolos da identidade de Vanuatu que são, os desenhos são frequentemente apresentados como um mero folclore decorativo, aos turistas e por outras razões comerciais. Se não for combatida, esta tendência para apreciar os desenhos na areia numa base puramente estética pode resultar na perda de tradições que têm um significado simbólico mais profundo e uma original função social.


Tradução das legendas:

Ilha Vao
Malekula

Antigo Parlamento Nacional
Port Vila

Isto é um espelho. Isto é uma ave chamada Yabu. É preta e com uma cabeça vermelha. Está a tomar banho numa casca de coco. Isto é a casca para esta ave. Esta casca é para esta. Esta casca é para esta. Esta casca é para esta. Está a tomar banho e a olhar-se no espelho. Sacode a cabeça. A esta outra ave chamamos Awiri. É só meia vermelha. Só esta ave toma banho na casca de coco. Mas quando sacode a cabeça, chapinha um bocadinho a outra. É por isso que esta não é toda vermelha como esta.

2º Festival de Artes Melanésias
Port Vila, Vanuatu, 2002

Escola Tradicional Gaiware Bulvanua
Norte da Ilha de Pentecostes

Isto é Vatangele. Vatangele é [um rochedo] no sul de Pentecostes. É a porta do Paraíso. Toda a gente em Pentecostes tem de saber isto. Se as pessoas morrerem sem saberem desenhar isto não serão capazes de ir para o Paraíso. Mas se souberem desenhá-lo, a porta abrir-se-á para elas. Agora vamos desenhar outro...


Seguem-se mais vídeos com desenhos na areia de Vanuatu.











Comentários: 0

Enviar um comentário