23 junho 2011

Noite de São João

Noite de São João no cais da Ribeira, Porto (Foto: Carlos Romão)

É uma verdade conhecida de todos que a Noite de São João é a maior festa da cidade do Porto. Mas quem nunca a viveu pessoalmente, vibrando com a saudável "loucura" que se apossa da multidão que inunda as ruas do centro da cidade, não imagina até que ponto esta festa pode ser uma libertação dos maus humores e dos rancores que, por uma razão ou por outra, se foram acumulando em cada um de nós ao longo de todo um ano.

Além de ser uma libertação, o São João do Porto é uma confraternização gigantesca, em que as pessoas de todas as idades, cores, credos e condições sociais se misturam de sorriso nos lábios, sem atropelos nem agressividade, apenas para se sentirem plenamente humanos, rodeados por outros seres humanos seus irmãos, e felizes por compartilharem com eles a sua humanidade e a sua alegria.



Reportagem do Travel Channel, em inglês, sobre o São João do Porto

A festa de São João (assim como as festas dedicadas a Santo António e a São Pedro, que lhe estão próximas no calendário) resulta da cristianização de uma festividade pagã milenar, que os povos europeus realizavam todos os anos por ocasião do solstício de verão. No tempo dos Romanos, este solstício calhava a 24 de Junho, dia que, no calendário cristão, veio a ser dedicado a São João Batista.

Assim, um pouco por toda a Europa -- desde Portugal até à Rússia, desde a Noruega até Malta, desde a Irlanda até à Ucrânia -- se celebram por estes dias festividades que têm marcadas influências pagãs, relacionadas com a fertilidade da terra e das mulheres e em que o fogo desempenha geralmente um papel predominante. Nos países escandinavos, por exemplo, onde o Midsommar (nome das festividades em sueco) é muito popular, fazem-se enormes fogueiras nas margens dos lagos e dos fiordes, além de se erguerem mastros cobertos de decorações.

As colonizações e migrações europeias estão na origem de festividades idênticas existentes, também, em muitos países do continente americano, com particular destaque para o Brasil.

Comentários: 4

Anonymous Marie-Amélie escreveu...

Eu vim aqui por acaso, gostaria de ter participado a essa festa! adorei visitar o seu blog!! tenho agora um pouco de nostalgia como uma nativa de Portugal! espero nao ter feito erros, e raro escrever em portugues, estou muito mais forte em francês!! boa noite

02 julho, 2011 21:29  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado, Marie-Amélie, pela sua visita e pelas suas generosas palavras.

Como certamente sabe, a festa de São João no Porto é uma festa muito especial. Eu conheço muitas festas e romarias em Portugal -- grandes, médias e pequenas --, mas nenhuma se compara ao São João tripeiro em termos de simpatia e calor humano.

03 julho, 2011 17:13  
Anonymous Raphael H. Zamarioli escreveu...

é!!! começo muitos lugares por esse mundo afora....
mas como a festa do sao joao do porto não tem igual...depois de 7 sao joao que passei por la tenho muitas saudades....se comparar nem o carnaval do Brasil não é igual....é uma festa totalmente distinta!!!

quem tiver oportunidade de conhecer eu recomendo, e com certeza não irao se arrepender!!!!

04 agosto, 2011 13:53  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Raphael H. Zamarioli,
Muito obrigado pelo seu comentário.

Confesso que no interior de Angola já tive a oportunidade de experimentar momentos de confraternização ainda mais intensos do que os do São João do Porto. Foi quando tomei parte ativa num batuque, ao som de tambores africanos maravilhosamente esculpidos. A partir daquele momento a minha alma ficou em África e não mais saiu de lá.

06 agosto, 2011 02:43  

Enviar um comentário