De Vénus a Olympia



Aqui temos três quadros de famosos pintores europeus. A sua semelhança não é fruto do acaso.
O quadro mais antigo, chamado Vénus Adormecida, é da autoria de Giorgione (Giorgio Barbarelli da Castelfranco, c. 1477/8–1510), um pintor renascentista veneziano, que morreu antes de completar esta sua obra. Foi Ticiano que pintou os detalhes que faltavam, nomeadamente no céu e na paisagem ao fundo. Este quadro a óleo marcou o início de uma nova era na pintura europeia posterior à antiguidade clássica, uma era em que o nu feminino passou a surgir como tema central de uma tela. Neste quadro, a sensualidade da figura feminina aparece claramente expressa na sua pose, ao mesmo tempo que a nudez é-nos apresentada como um facto natural, pois a deusa apresenta-se ao ar livre e entregue ao sono. Há nesta obra, portanto, um curioso misto de erotismo e de inocência.
Depois de ter completado a Vénus Adormecida de Giorgione, o pintor Ticiano (Tiziano Vecelli ou Tiziano Vecellio, c. 1488/1490–1576), também veneziano, resolveu pintar a sua própria Vénus desnuda. O resultado é o segundo quadro, chamado Vénus de Urbino, em que nos aparece uma mulher também despida e reclinada, mas acordada e dentro de um palácio. Embora a pose da figura seja essencialmente a mesma que a da Vénus anterior, o erotismo que emana deste quadro de Ticiano é mais acentuado, enquanto que a inocência da figura desapareceu.
O pintor francês Édouard Manet (1832–1883), por seu lado, inspirou-se na Vénus de Urbino de Ticiano para pintar o terceiro quadro, chamado Olympia. Como o nome da obra indica, já não é a deusa Vénus que surge representada, mas antes uma prostituta, que nos enfrenta com olhar determinado e provocador, ao mesmo tempo que ignora, quase com desdém, um ramo de flores trazido por uma servente, que poderemos imaginar ter sido enviado por um cliente ou admirador.
Comentários: 1
Fiquei mais rica! Obrigada!
Girassóis nos seus dias! Beijos
Enviar um comentário