10 junho 2012

As relações históricas entre Portugal e a Tailândia

Cartaz de uma exposição realizada no Museu de Sião, em Bangkok, Tailândia, entre 16 de fevereiro e 29 de abril de 2012

Completaram-se em 2011 quinhentos anos sobre a chegada dos primeiros portugueses ao Reino de Sião, atual Tailândia. Alguém em Portugal soube disto? Os tailandeses não se esqueceram de assinalar este facto histórico. E os portugueses?

Na verdade, para os tailandeses, assim como para os habitantes de muitos outros países asiáticos, Portugal não é apenas o país de Cristiano Ronaldo. Os tailandeses — tal como indianos, cingaleses, chineses, indonésios, japoneses e outros mais — sabem quem foi Vasco da Gama ou Afonso de Albuquerque, sabem localizar Portugal no mapa, usam numerosas palavras de origem portuguesa na sua língua, etc. Eles conhecem-nos e interessam-se por nós, portugueses. E nós? O que sabemos deles?

Não sabemos, por exemplo, que no dia 10 de agosto de 1511 Afonso de Albuquerque conquistou Malaca e que, tomando conhecimento de que esta cidade era vassala do Reino de Sião, enviou um emissário chamado Duarte Fernandes à cidade de Ayutthaya, que era então a capital siamesa, com uma carta dirigida ao rei Ramathibodi II. O enviado Duarte Fernandes foi bem recebido pelo rei.

Mais tarde, em 1516, um outro emissário de Afonso de Albuquerque, chamado Duarte Coelho, estabeleceu com o mesmo soberano uma aliança, segundo a qual o Reino de Sião daria o seu apoio aos portugueses no seu comércio de especiarias e de outras riquezas, em troca do fornecimento de armas e de munições ao exército siamês. Em anos posteriores, forças militares portuguesas chegaram a combater em defesa de Sião contra a vizinha Birmânia.

Foi para mim bastante difícil encontrar na Internet informações históricas concretas sobre o relacionamento entre Portugal e o Reino de Sião. A Wikipedia em português, por exemplo, é vergonhosamente omissa a este respeito, fazendo apenas uma muito vaga referência ao assunto. Acabei por encontrar uma página em inglês com a informação que desejava e cuja consulta recomendo a quem quiser saber mais: http://www.ayutthaya-history.com/Settlements_Portuguese.html.

Escrevi acima que os tailandeses não se esqueceram de assinalar o quinto centenário da chegada dos portugueses ao seu país. Fizeram-no, por exemplo, através de uma exposição que muito recentemente esteve patente no Museu de Sião, em Bangkok (cidade que portugueses fundaram e que se tornou a capital do país), e que se chamou Olá Sião, assim mesmo em português. Fizeram-no também através da realização de um filme que assinala o facto. Queira ver a seguir um trailer deste filme, falado em tailandês e legendado em inglês.


Comentários: 0

Enviar um comentário