15 junho 2012

O uluri

Casal de índios do Brasil (Foto: Jean Manzon)

Estaria esta índia vulnerável, com o seu corpo assim exposto, se não tivesse um homem a protegê-la junto se si? Não estaria. Por estranho que possa parecer, mesmo nas ocasiões em que não tem quem a proteja por perto, ela está mais resguardada assim do que se vestisse uma burqa. Ela tem um uluri.

(Foto de autor desconhecido)

O que é um uluri? De acordo com a explicação que encontrei na Internet, nomeadamente no Portal Mato Grosso, o uluri é uma peça pertencente à indumentária das índias do grupo etno-linguístico Karib, do qual fazem parte as etnias Bakairi, Nahuqua, Kuikuru, Kalapalo, Awetö e outras, do Brasil e países vizinhos. É uma pequenina tanga, se assim lhe podemos chamar, que tem a forma aproximada de um triângulo e que é feita de entrecasca de árvore. Também pode ser uma concha. O triângulo está inserido num cinto de fios de buriti e é usado por cima da púbis. Do vértice inferior do triângulo sai um fio, que passa por entre as pernas e vem prender-se ao cinto atrás das costas. Nenhum homem índio tem permissão para tocar numa índia que envergue um uluri. O uso regular do uluri inicia-se por ocasião dos rituais da puberdade feminina, quando a moça, trazendo-o vestido, dança com um índio visitante ao som do uruá, a flauta de taboca.

(Foto de autor desconhecido)

Uma explicação para o uso desta tanguinha que «deixa tudo de fora» é também dada no seguinte trecho do filme Kuarup, do moçambicano Ruy Guerra, que é um dos realizadores mais importantes do Cinema Novo brasileiro.


Resumindo, o uluri constitui uma proteção para as índias. Garante-lhes que a sua intimidade é controlada unicamente por elas e por mais ninguém. Por muito frágil que seja, esta proteção é escrupulosamente respeitada pelos homens índios, como se o uluri fosse um férreo cinto de castidade.

***

(Foto de autor desconhecido)

A beleza das índias sempre inspirou poetas e cantores, que a elas dedicaram versos e canções. A conhecida canção paraguaia India, que foi gravada por muitos e variados artistas, como Luis Alberto del Paraná y Los Paraguayos, a brasileira Gal Costa ou a grega Nana Mouskouri, é um exemplo disto mesmo. Escutemos esta música num excelente solo de harpa paraguaia, por Miguel Ángel Ramírez.

Comentários: 0

Enviar um comentário