14 outubro 2012

Centum Cellas

A torre de Centum Cellas, em Colmeal da Torre, Belmonte (Foto: arturcs18)

Na freguesia de Colmeal da Torre, no concelho de Belmonte, a um par de quilómetros a norte da sede do concelho, encontram-se as ruínas de uma estranha torre, que ao longo dos tempos intrigou muita gente e sobre a qual se conjeturaram as mais diversas teorias. De que a torre era de origem romana, havia poucas dúvidas. Mas para que serviria ela? Seria uma torre militar de vigia? Seria uma villa? Uma estalagem? Um templo? Uma prisão? Com base nesta última hipótese, houve mesmo quem afirmasse que a torre seria o que restava de uma prisão com cem celas! Daqui veio o nome por que a torre é geralmente conhecida: Centum Cellas. Houve ainda quem acrescentasse que nessa tal prisão de cem celas terá estado cativo o papa São Cornélio...

As escavações arqueológicas que se fizeram entre 1993-94 e 1998, que puseram a descoberto alguma da área envolvente da torre, levaram à conclusão de que esta era a parte central de uma villa, que foi mandada construir no séc. I por um rico cidadão romano para sua residência. Em fins do séc. III, um incêndio terá destruído a villa, após o qual ela foi reconstruída com algumas alterações em relação à sua configuração original. Posteriormente, já na alta Idade Média, sobre as ruínas da villa foi construída uma capela, que teria sido dedicada a São Cornélio. Esta capela acabou por desaparecer no séc. XVIII. De pé só ficou a torre, que é um dos monumentos mais emblemáticos de Belmonte.

Comentários: 2

Blogger Red Angel escreveu...

Muitas histórias terá certamente essa torre para contar...

Nós, hoje, só as poderemos imaginar.

17 outubro, 2012 21:12  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Red Angel,

Podemos facilmente imaginar alguns dos muitos acontecimentos históricos ocorridos na região onde a torre está implantada desde há dois mil anos: a queda do império romano com a chegada dos bárbaros (Idanha-a-Velha, por exemplo, que não fica muito longe de Belmonte, terá sido uma povoação muito importante para os visigodos); a fulgurante conquista árabe; as lutas da chamada reconquista cristã; as guerras que ao longo dos séculos opuseram Portugal a Castela/Espanha; a expulsão dos judeus por D. Manuel I e as perseguições aos cristãos-novos pela Inquisição; etc. Se esta torre falasse, muito teria que contar.

18 outubro, 2012 10:53  

Enviar um comentário