19 março 2013

Ler à luz de uma bola de futebol

(Foto: Uncharted Play Inc.)

Uma companhia start-up de Nova Iorque, chamada Uncharted Play Inc., desenvolveu e pretende comercializar uma bola de futebol, chamada SOCCKET, que capta energia cinética que é aplicada à bola durante um jogo e a armazena numa bateria existente no seu interior, para ser utilizada mais tarde sob a forma de eletricidade. O projeto inicial nasceu na Universidade de Harvard e foi desenvolvido por Jessica O. Matthews e Julia Silverman.

Além da bateria já referida, a bola tem no seu interior um pequeno gerador giroscópico que rola livremente e que produz energia elétrica a partir da sua rotação. A potência do gerador não é muita, é apenas de 6 W. Mesmo assim, um jogo de futebol com a duração de trinta minutos consegue produzir energia suficiente para que uma "lâmpada" de LED ligada à bola dê luz durante três horas, pelo menos.

A empresa fabricante, que está agora numa fase de angariação de fundos, pretende também desenvolver outros acessórios para serem ligados à bola, tais como um carregador de iPhone, um esterilizador de água para ser usado no Terceiro Mundo, etc.


(Foto: Uncharted Play Inc.)

Comentários: 0

Enviar um comentário