Música de Constança Capdeville
A compositora portuguesa Constança Capdeville (1937-1992) (Foto de autor desconhecido) |
No campo da música dita erudita (que mais frequentemente é chamada música clássica, mas a que alguns preferem chamar grande música), mais de 99,9999% das obras que são tocadas e cantadas foram compostas por homens. Só por um verdadeiro milagre é que se consegue ouvir, num concerto ou num recital, alguma obra de Clara Schumann, Alma Mahler ou outra compositora. As mulheres só estão presentes na música como intérpretes, nunca como autoras. No entanto, a criatividade das mulheres não é inferior à dos homens, nem pouco mais ou menos. Porquê, então, uma tão grande desproporção entre homens e mulheres, no que à criação musical dita erudita diz respeito? A resposta talvez deva ser procurada no papel secundário e desprezado que tradicionalmente tem sido atribuído às mulheres na sociedade europeia e na sociedade ocidental em geral.
Há mais de dois anos, eu já chamei a atenção aqui neste blog para alguma música que foi composta por mulheres turcas. Venho agora chamar a atenção para uma compositora portuguesa, que muito justamente deve ser considerada uma das personalidades mais importantes da música feita em Portugal no séc. XX. Esta notável compositora, que também foi pianista, percussionista e pedagoga, chama-se Constança Capdeville (1937-1992). Para dá-la a ouvir, selecionei as três seguintes peças que ela compôs, das que estão disponíveis no Youtube: Caixinha de Música, Amen para uma Ausência e Momento I.
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