O planeta Terra visto do outro lado de Saturno
(Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI) |
A imagem que acima se vê é uma fotografia (melhor dizendo, é um mosaico de fotografias) do planeta Saturno, exibindo os seus espetaculares anéis. Ela foi feita a um milhão e duzentos mil quilómetros de distância da Terra, em 19 de julho de 2013, pela sonda espacial Cassini. Mas não é só Saturno que se vê nela. Vê-se o próprio planeta Terra, como um ponto azul situado em baixo e à direita de Saturno. Também se veem os planetas Vénus e Marte, acima e à esquerda, assim como sete satélites de Saturno e diversas estrelas.
É muito difícil conseguir fotografar a Terra de tão longe, porque para tal é preciso olhar na direção do Sol. O brilho do Sol ofusca e até danifica os sensores de imagem das câmaras fotográficas. Por isso, só bloqueando o brilho do Sol é que se consegue uma tal fotografia. Foi o que aconteceu no momento em que esta imagem foi obtida, um momento em que a sonda Cassini passou por trás de Saturno relativamente ao Sol. Saturno tapou o Sol e a sonda conseguiu fotografar a Terra, assim como Vénus e Marte.
Além da sua enorme beleza, esta fotografia tem um grande interesse para os cientistas, porque, quando a analisaram, eles descobriram pormenores nos anéis de Saturno que ainda não conheciam e que agora estão a ser objeto de estudo e de tentativas de interpretação.
(Clicar na imagem para se ver uma ampliação. Uma ampliação ainda maior pode ser vista em http://photojournal.jpl.nasa.gov/figures/PIA17172_fig3.jpg. Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI) |
Comentários: 3
Momentos de beleza.
Aqui se vê qual é a verdadeira grandeza de toda a soberba e ganância dos homens: menos do que a de uma caganita de mosca no ecrã do computador.
Reduzidos á nossa INSIGNIFICANCIA...
Enviar um comentário