Adeganha
Igreja de Santiago Maior, matriz de Adeganha, no concelho de Moncorvo (Foto: Direção Geral do Património Cultural) |
Adeganha é uma aldeia pertencente ao concelho de Moncorvo, com uma população que não chega aos 350 habitantes. Foi sede de freguesia até muito recentemente, fazendo atualmente parte da União de Freguesias de Adeganha e Cardanha.
Tal como a sua vizinha Cardanha, a aldeia de Adeganha fica num sítio elevado, sobranceiro ao fertilíssimo vale da Vilariça. Eu só fui uma vez a Adeganha, e era verão. Mas julgo que no fim do inverno deve valer a pena arrostar com os ventos gelados que certamente varrem a elevada planura onde se encontram as aldeias, para admirar, lá do alto, todo o vale e encostas envolventes cobertos de amendoeiras em flor.
Adeganha tem uma pequena igreja que, só por si, pode justificar uma visita à aldeia: a igreja de Santiago Maior, construída no séc. XIII. Não é só uma dessas igrejas românicas em que a região de Trás-os-Montes é fértil, cuja beleza simples e ingénua comovem o visitante. É um Monumento Nacional e tem razões para isso.
Chamo a atenção, em particular, para os dois baixos-relevos que estão na fachada principal da igreja, acima e à esquerda do portal. O baixo-relevo mais à esquerda, a que o povo chama "três Marias", representa um parto. O da direita, mais pequeno, mostra um homem de pernas abertas e tendo nas mãos o que se supõe serem dois pergaminhos. Desconheço a razão da existência destes baixos-relevos naquele local e o que pretendem, no fundo, simbolizar. Apenas registo a bela ingenuidade das figuras, penosamente esculpidas no duro granito.
Baixos-relevos na fachada principal da igreja de Adeganha (Foto: Direção Geral do Património Cultural) |
Comentários: 0
Enviar um comentário