24 novembro 2015

Um talento que desabrocha


1º andamento (Praino) do Concerto para Guitarra e Orquestra Nº 1, op. 3, de Dinis Meirinhos, por Dinis Meirinhos em guitarra clássica e uma orquestra dirigida por André Granjo


2º andamento (Lhaço) do Concerto para Guitarra e Orquestra Nº 1, op. 3, de Dinis Meirinhos, por Dinis Meirinhos em guitarra clássica e uma orquestra dirigida por André Granjo


A música de Miranda do Douro conta agora com um novo nome, o de Dinis Meirinhos. Eu não conheço Dinis Meirinhos de lado nenhum. Apenas o encontrei no Youtube e em mais dois ou três sites da internet.

Pelo que me foi dado consultar, Dinis Meirinhos é um jovem músico natural de Miranda do Douro Albergaria-a-Velha, mas com ascendência mirandesa (de São Martinho de Angueira, onde nas férias dança e toca caixa num grupo de pauliteiros), que toca guitarra clássica e se dedica também à composição. Frequentou o Conservatório de Música da Jobra (Associação de Jovens da Branca), na vila da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha, onde concluiu o 12º ano em 2014/2015. Presentemente reside no Porto, onde frequenta a ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo).

O talento de Dinis Meirinhos, como intérprete de guitarra clássica e como compositor, aparece bem evidenciado nos dois vídeos que aqui se anexam, os quais contêm os dois andamentos que constituem o seu Concerto para Guitarra e Orquestra Nº 1, op. 3. Os vídeos foram gravados durante um concerto ao vivo, no qual Dinis Meirinhos toca guitarra como solista, acompanhado por uma orquestra não identificada, dirigida por André Granjo. Presumo que o concerto tenha sido realizado no Centro Cultural da Branca e que a orquestra tenha sido constituída por alunos do Conservatório de Música da Jobra.

Nesta sua composição, Dinis Meirinhos foi buscar inspiração ao planalto mirandês onde nasceu, à sua paisagem e à sua música tradicional. Eu não sou crítico de música e, por isso, não estou em condições de fazer uma avaliação do que aqui se ouve. Também não me parece que isso seja importante. O que é importante, é ouvir o que Dinis Meirinhos criou e tocou para fruição dos nossos ouvidos. Oxalá ele consiga continuar a desenvolver as suas potencialidades e vir a ser um músico consagrado e admirado. O começo é auspicioso.

Comentários: 0

Enviar um comentário