04 dezembro 2015

Sinfonia dos Brinquedos


Sinfonia dos Brinquedos, de autor anónimo, por um conjunto de intérpretes não identificados. A obra completa tem sete andamentos, mas só três é que são habitualmente tocados, tal como sucede na interpretação que aqui se ouve. São eles: 1º andamento, Allegro; 2º andamento, Minueto; 3º andamento, Final (Presto)


A chamada Sinfonia dos Brinquedos não é, em rigor, uma sinfonia, mas isso é o que menos interessa. É uma encantadora obra composta para sete brinquedos, dois oboés, duas trompas, orquestra de cordas e baixo contínuo.

O seu autor é desconhecido. Durante muito tempo julgou-se que tivesse sido o grande compositor austríaco Joseph Haydn. Mais tarde, sugeriu-se que não, que o autor devia ter sido Leopold Mozart, o pai do genial Wolfgang Amadeus Mozart. Desde há algum tempo, passou a haver quem dissesse que não foi o pai do Mozart que compôs esta peça, mas sim um monge austríaco chamado Edmund Angerer. Outros ainda dizem que foi Michael Haydn, irmão de Joseph Haydn. Enfim, há autores para quase todos os gostos... Na estação de rádio Antena 2, por exemplo, a Sinfonia dos Brinquedos costuma ser anunciada como tendo sido composta por Leopold Mozart.

Quem quer que tenha sido o autor da Sinfonia dos Brinquedos, uma coisa é certa: foi alguém que viveu na 2ª metade do séc. XVIII, pois esta obra apresenta as características típicas do período clássico. É música clássica no sentido estrito do termo e (isto é que interessa) é uma obra cheia de graciosidade e de frescura infantil, a ouvir sem falta.

Comentários: 0

Enviar um comentário