07 fevereiro 2016

As "ilhas" flutuantes do lago Titicaca

(Foto de autor desconhecido)


O lago Titicaca é um lago de água doce que tem uma extensão de 8 562 km2 e está situado no Altiplano Andino, a 3 812 metros de altitude, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. É o lago navegável mais alto do mundo.

Uma das maiores atrações do lago Titicaca são as suas "ilhas" flutuantes, que são habitadas pelos Uros, um povo autóctone. Estas "ilhas" são feitas de um junco, chamado totora, que existe em abundância no lago e que é empilhado e entretecido de modo a constituir uma grossa camada que permita manter seca a sua superfície superior. Esta malha densa e insubmersível de totoras é chamada khili. À medida que, com o passar do tempo, as totoras forem apodrecendo, elas vão sendo substituídas por outras, num processo contínuo de renovação da "ilha". Sobre este peculiar "solo", os Uros erguem as suas casas, que são feitas de esteiras, também de totora. O número de famílias que vivem em cada "ilha" varia habitualmente entre três e dez.


(Foto de autor desconhecido, provavelmente de Alfredo Bianco Geymet)


A maior parte das "ilhas" flutuantes do lago Titicaca fica na parte peruana do lago, mais concretamente na baía de Puno. Nos últimos anos também têm sido construídas "ilhas" na parte boliviana.

O Uros são um povo muito antigo (mais antigo do que os Incas) e possuíam uma língua própria chamada pukina. Esta língua encontra-se atualmente extinta e os Uros do Titicaca falam agora as línguas aimara e castelhana. Análises feitas ao seu ADN têm revelado que os Uros pertencem ao grupo étnico Arawak. Os Uros dedicam-se, sobretudo, à pesca artesanal e à caça de aves silvestres, mas há cada vez mais membros deste povo que se dedicam a atividades associadas ao turismo.


Embarcações típicas dos Uros. Lago Titicaca, Puno, Peru (Foto: Avinash Achar)

Comentários: 0

Enviar um comentário