19 março 2017

Dinu Lipatti



Concerto para piano e orquestra em lá menor, op. 16, do compositor norueguês Edvard Grieg (1843–1907), pelo pianista romeno Dinu Lipatti (1917–1950) e a Orquestra Philharmonia dirigida por Alceo Galliera


Completam-se hoje cem anos sobre o nascimento de Dinu Lipatti, um dos maiores pianistas do séc. XX, nascido na Roménia e falecido prematuramente aos 33 anos de idade, vítima de uma doença oncológica, o linfoma de Hodgkin.

Dinu Lipatti é um nome que eu conheço quase desde a minha infância, porque em minha casa existia uma coleção de dois discos de vinil, de formato pouco comum, contendo a gravação do último recital por ele dado, em 1950, no Festival de Besançon, três meses antes de morrer. Foi só à força de medicamentos que ele tocou e, mesmo assim, não foi capaz de interpretar a última peça prevista para o recital, que era uma valsa de Chopin. Saiu de cena profundamente combalido e voltou algum tempo depois para tocar, num último fôlego, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach. Esta última peça, porém, não ficou registada em disco.

Estive fortemente tentado a colocar aqui uma das peças por ele tocadas nesse recital, mas desisti. É angustiante ouvi-lo tocar no estado de saúde em que se encontrava. Dinu Lipatti tocou divinamente, como sempre, mas mais morto do que vivo, o que deu uma atmosfera de certo modo etérea ao seu desempenho.

Resolvi colocar aqui uma outra gravação de Dinu Lipatti, quando ele ainda tinha forças e era ovacionado de pé onde quer que atuasse. É o popular concerto para piano e orquestra de Edvard Grieg, uma das obras mais tocadas nas salas de concerto.

Se, mesmo assim, quiser ouvir o conteúdo integral dos discos que referi acima, com o último recital dado por Lipatti em vida, queira apontar para o link seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=y8gG7lQdr_0.

Comentários: 0

Enviar um comentário