14 julho 2018

Donas, Fundão


Portal principal da Casa do Paço, Donas, Fundão. O brasão dos Pancas, que se vê no canto superior esquerdo, é moderno e está a mais, na minha opinião. Pelo menos deviam fazê-lo mais discreto (Foto: Filipunes)

O Fundão é uma pequena cidade que não tem muito que ver, mas onde eu me sinto muito bem. É uma cidade  muito acolhedora na Cova da Beira, aconchegada entre as serras da Estrela e da Gardunha e rodeada de campos de cultivo, cerejeiras, castanheiros, etc. As cerejas refrescam-nos na primavera e princípio do verão, as castanhas aquecem-nos no outono e princípio do inverno. É terra boa, o Fundão.

Para mim, o maior monumento da cidade é (ou melhor: foi) o Jornal do Fundão, semanário que foi a obra da vida de António Paulouro (1915–2002) e que durante muitos anos foi um espaço de liberdade e de resistência contra a ditadura do Estado Novo, apesar da feroz censura, das multas e das suspensões de que foi alvo ao longo dos tempos.

De resto, quanto a monumentos "de pedra e cal", como se costuma dizer, o Fundão tem pouco que ver, como disse, além do chafariz das oito bicas e de algumas vetustas capelas graníticas, tão simples quanto belas, que se encontram espalhadas pela cidade e arredores.


Portal e janela da fachada principal da Casa do Paço, Donas, Fundão (Foto: Direção Geral do Património Cultural)

Muito perto da cidade do Fundão, podemos admirar um valioso conjunto arquitetónico na povoação das Donas. Além de serem terra adotiva do secretário-geral da ONU António Guterres, que nelas tem um pequeno espaço museológico, as Donas possuem uma casa em estilo manuelino, a Casa do Paço, assim como uma capela lateral, a capela dos Pancas, que também é manuelina, na igreja matriz da localidade.

A Casa do Paço das Donas pertenceu aos morgados de Pancas, familiares de D. Jorge da Costa, o famoso Cardeal Alpedrinha. D. Jorge da Costa, que no início da sua vida foi guardador de porcos, tornou-se um homem rico e poderoso e foi bispo em Évora, arcebispo em Lisboa e posteriormente, em Roma, foi feito bispo de várias outras dioceses, assim como arcebispo de Braga sem pôr os pés em Braga. Ainda em Roma, foi também feito cardeal de nomine. Morreu no ano 1508 com 102 anos de idade, encontrando-se sepultado em Roma.


Janela de canto, em estilo manuelino, da Casa do Paço, Donas, Fundão (Foto: Direção Geral do Património Cultural)


Esta janela florida pode não ser manuelina, mas é muito bonita. Donas, Fundão (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 0

Enviar um comentário