06 agosto 2018

As vozes dos animais


Socalcos de Carrazeda de Ansiães (Foto de autor desconhecido)



A ovelha, o galo, o porco, o gato, o pato e o peru foram fazer uma viagem, e recolheram-se de um temporal num casebre em que luzia o buraco. Não estava ali ninguém, e o porco foi para o cortelho, a ovelha e o pato puseram-se de trás da porta, o gato acocorou-se na borralheira, e o galo com o peru pousaram-se no caibro do tecto. Lá pela noite adiante vieram os lobos, que a casa era deles, e um foi à borralheira a ver se havia lume, mas o gato esgatanhou-lhe os focinhos. O lobo começou a uivar, e os outros todos iam para acudir, mas o porco ferrou na perna de um, a ovelha deu uma marrada noutro, o galo pega a cantar, o pato a cacarejar, e os lobos pernas para que te quero, só muito longe é que se tornaram a juntar. Disse um:

— Vamos lá ver o que é que tomou conta da nossa casa.

— Eu cá não vou, porque estava lá um cardador que me chimpou com as cardas no focinho. (Era o gato.)

— E a mim, topei lá com um ferreiro que me atirou com uma tranca de ferro ás canelas. (Era a ovelha.)

— Tambem eu não torno lá, porque o tal ferreiro agarrou-me por uma perna com umas tenazes. (Era o porco com a dentuça.)

— Eu cá, escapei da malhada, mas ouvi um que estava a bramar:

Cacarista, cacarista,
Se lá vou faço tudo em cisco.

— Tanto isso é verdade, que outro clamava: Engoli-os, Engoli-os. (Referia-se ao peru e ao galo.)

— É verdade que havia lá uma coisa que dizia: Haja pazes! Haja pazes! (Era o pato.)

Mas os lobos nunca mais quiseram tornar àquela casa, porque o seguro morreu de velho.


Conto tradicional recolhido em Carrazeda de Ansiães, in Contos Tradicionais do Povo Português, por Teófilo Braga

Comentários: 2

Anonymous alfacinha escreveu...

Muito divertido para ler esse conto quando os animais ainda souben falar
abraço

06 agosto, 2018 10:17  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado pelo seu comentário. É curiosa a semelhança deste conto popular português com um conto dos irmãos Grimm, que deve ser baseado na tradição germânica. Refiro-me ao conto Os Músicos de Bremen.

Um abraço

07 agosto, 2018 18:34  

Enviar um comentário