06 maio 2020

Tom Waits, de António Pinho Vargas


Tom Waits, de António Pinho Vargas, por António Pinho Vargas ao piano

No ano de 1951, nasceu em Vila Nova de Gaia um pimpolho a quem foi dado o nome de António Manuel Faria Pinho Vargas da Silva. Logo uma fada madrinha o predestinou para vir a ser músico, mas não um músico qualquer: um músico versátil e multifacetado.

António Pinho Vargas é um nome marcante no domínio da música em Portugal, seja como compositor, seja como pianista. Espalhou o seu enorme talento por diversos géneros musicais, com destaque para a música contemporânea e o jazz. A peça que aqui se ouve é uma das suas composições mais populares. Chama-se "Tom Waits" e é dedicada ao músico e poeta norte-americano Tom Waits.

Comentários: 4

Blogger Maria escreveu...

Belíssimo!
Há tanto tempo que não ouvia o António Pinho Vargas (mais concretamente esta peça, de que tanto gostava - e gosto).
Que boa ideia trazê-lo aqui, Fernando.
Muito obrigada.

🌻

06 maio, 2020 11:24  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Eu sou um apaixonado por piano. Infelizmente é algo que vai comigo quando partir, de nunca ter aprendido a tocá-lo. António Pinho Vargas é um dos meus favoritos compositores e pianistas.
Na lista constam Bill Evans, Oscar Peterson, Tete Montoliu, Lyle Mays, António Vitorino de ALmeida, Martha Argerich e mais alguns :) !

07 maio, 2020 12:57  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Obviamente que também gosto de Tom Waits !

07 maio, 2020 12:58  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu sou a última pessoa no mundo a poder ter uma opinião definida sobre Tom Waits. Conheço algumas das suas canções, muitas delas com letras estranhíssimas, e conheço a sua voz de bêbado inveterado, como se tivesse acabado de beber uma garrafa inteira de whisky de um só trago. E contudo não sou capaz de formular uma opinião clara sobre ele. Talvez quando eu, ele e todos os outros tivermos morrido, as pessoas acabem finalmente por o compreender e lhe dar o devido valor. Parece que António Pinho Vargas, que é um homem que está à frente do seu tempo, já o compreendeu e já lhe dá o devido valor. Por mim, o que poderei dizer neste momento é que António Pinho Vargas pode ter-se inspirado nesta canção de Tom Waits: https://www.youtube.com/watch?v=vGpwgHqlfWo.

09 maio, 2020 03:34  

Enviar um comentário