23 setembro 2020

Prelúdio do 1.º Ato de Lohengrin, de Wagner


Prelúdio do 1.º Ato da ópera Lohengrin, de Richard Wagner (1813–1883), por uma orquestra não identificada dirigida pelo maestro inglês Simon Rattle

Comentários: 4

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

...em andamento
adequado ao meu momento

(comoveu-se o seu comentário! E deu-me força!)

24 setembro, 2020 00:16  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Um dos melhores compositores alemães, para mim o que mais gosto !
Obrigado Fernando

24 setembro, 2020 14:53  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Rogério,
Por momentos ocorreu-me partilhar neste post a Marcha Fúnebre de Wagner, da sua ópera Siegfried. Tem uma força e um dramatismo que fica a anos-luz da Marcha Fúnebre de Chopin, que é mais conhecida. Gosto muito de Chopin, mas Wagner é de outra galáxia. Imediatamente a seguir, achei que seria dramatismo a mais dar a ouvir uma tal Marcha Fúnebre a quem acaba de perder uma pessoa que muito ama. Então lembrei-me de que há dias tinha ouvido online parte da ópera Lohengrin e que tinha ficado encantado com o Prelúdio do 1.º Ato desta ópera. Então foi este prelúdio que eu escolhi para partilhar. Ele não tem nada a ver com a morte, antes transmite uma profunda paz interior, que é o que o Rogério mais necessita neste momento.

Caro Ricardo,
Já que tem estado virado para a 7.ª Arte ultimamente, lembro-lhe que existe um filme em que Wagner surge como uma das principais personagens, embora não seja a principal. É o filme "Luís da Baviera", do grande realizador italiano Luchino Visconti. Este filme é baseado em factos reais, que envolveram aquele que foi talvez o mais romântico (e até louco) monarca europeu, o rei Luís II, pelo qual os bávaros nutrem uma enorme paixão.

27 setembro, 2020 02:41  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Fernando
O realizador Luchino Visconti virá a seu tempo e mostrarei a apresentação/"trailer" desse filme de 1973. Estas minhas publicações são trabalhosas e nelas constam 93 realizadores, do meu tempo de cinéfilo, vao por isso estender-se no tempo.
Obrigado pelo alerta !

27 setembro, 2020 17:42  

Enviar um comentário